Irmãos de pedreiro morto na Vila Kennedy comparecem à DH para prestar depoimento

Dois dos quatro irmãos do pedreiro José Pio Baía Júnior, morto na semana passada ao ser atingido por um tiro de fuzil nas costas quando trabalhava na construção de uma laje na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, compareceram nesta segunda-feira na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), onde foram prestar depoimento aos policiais que apuram a morte de pedreiro. Uma testemunha também foi à sede da especializada, na Barra da Tijuca, para ser ouvida.

Também nesta segunda-feira, será realizada uma missa de sétimo dia, pela morte de Juninho, como a vítima era mais conhecida. A celebração está marcada para as 18h na Paróquia Cristo Operário, na Vila Kennedy. Outra missa será rezada na noite de terça-feira, em Cachoeira Alegre, Minas Gerais, terra natal da família do pedreiro e onde seu corpo foi sepultado.

Ainda muito abalados com a perda do irmão, os dois contaram que esse é o primeiro depoimento deles. Paula Lindo, a advogada que representa a família, disse que aproveitaria a oportunidade para ter acesso ao inquérito.

– A dor continua. Agora, passados esses dias, o sentimento é confuso. Mistura angústia, indignação e um pouco de medo. Mas a gente vai tentando levar – desabafa Janilson Baía, de 43 anos, antes do depoimento.

Ele contou que a família não foi procurada por mais nenhum representante do estado, desde que uma advogada que disse ser da Secretaria de Vitimização ter tentado assumir o caso, em substituição a Paula Lindo. A aproximação aconteceu quando a família tentava liberar o corpo no Instituto Médico-Legal (IML).

Quando José Pio morreu, na última terça-feira, policiais militares do 14º BPM (Bangu) faziam uma operação na comunidade. Segundo moradores e parentes, o tiro que matou o pedreiro partiu da arma de uma policial.

– Está tudo muito óbvio para a gente – disse Jorge Baía, de 37 anos, também irmão da vítima. José Pio deixou cinco filhas e um neto.

A advogada contou que uma das filhas, também convocada para prestar depoimento nesta segunda-feira, não pôde comparecer à delegacia porque se encontra em Minas Gerais dando apoio aos familiares e cuidando dos preparativos para a missa de amanh

error: Conteúdo protegido !!