Saúde e Beleza – 17/09

Alimentação saudável para alunos de Caxias

Até a próxima sexta-feira, 11 de setembro, 320 alunos de 5 a 8 anos da Escola Municipal Lions, em Duque de Caxias, participam do projeto social de educação alimentar do Programa SESI Cozinha Brasil, promovido pela Amil e pelo Sistema FIRJAN, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Utilizando linguagem e conteúdo apropriados para a faixa etária, a iniciativa desenvolve atividades que englobam desde a apresentação de alimentos ao preparo de pratos e à degustação de receitas saudáveis. A ação também envolveu as famílias das crianças, que tiveram uma palestra sobre alimentação saudável no final de agosto.
No encontro, nutricionistas e educadores debateram estratégias para que os pais contribuam de forma positiva para a formação de hábitos alimentares saudáveis nos seus filhos.A equipe pedagógica da escola também será estimulada a desenvolver atividades sobre alimentação e nutrição. A previsão é que, até o fim do projeto, 240 diretores e orientadores de escolas municipais de Caxias participem de palestra sobre temas como obesidade infantil, grupos de alimentos e desenvolvimento do paladar da criança. “A escola reúne os pais, os professores e as próprias crianças, atores fundamentais para a construção de hábitos de vida mais saudáveis em nossa sociedade. Acredito que essa formação vai ser muito enriquecedora”, afirma o secretário municipal de Educação, Marcos Villaça.

 

Centro de reabilitação em Nova Iguaçu

A unidade está em obras e vai funcionar com atendimento em fisioterapia, urologia e psicologia com capacidade para cinco mil atendimentos mensais

A secretaria de Saúde de Nova Iguaçu deve inaugurar em aproximadamente dois meses um Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência. O espaço irá funcionar Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima – Caesp, no bairro Monte Líbano. Serão oferecido para a população serviços de fisioterapia, urologia e psicologia e terá capacidade para realizar cerca de cinco mil atendimentos mensais em pacientes encaminhados pelo Centro de Acolhimento ao Deficiente de Nova Iguaçu (CAD), o qual já possui mais de dois mil cadastrados.
Fiocruz debate futuro do sistema de saúde

Qual o futuro do sistema de saúde brasileiro? Esta é a pergunta norteadora da rede Brasil Saúde Amanhã, grupo multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos. Neste mês, os pesquisadores envolvidos no projeto estarão reunidos no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, para apresentar os resultados mais recentes do estudo e discutir como políticas públicas implementadas no presente podem impactar positivamente a Saúde em médio e longo prazo. Hoje e amanhã será realizado o seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos, no auditório do Museu da Vida.

error: Conteúdo protegido !!