São Francisco será festejado com missa e almoço para moradores de rua

                    A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias, da Ordem Franciscana Secular (OFS), está preparando uma grande festa para celebrar no dia 4 de outubro, sexta-feira, a festa de São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana. A programação da festa litúrgica contará com missa no dia 4 de outubro, sexta-feira, às 7:30h, na Catedral de Santo Antônio, seguida de distribuição de pães, bênção aos animais e de um almoço para os moradores de rua do Centro de Duque de Caxias.
Para Alini Milani, ministra da fraternidade, celebrar São Francisco de Assis é cultivar valores universais que precisam ser redescobertos pela humanidade:
“São Francisco representa para nós franciscanos a universalidade de valores como cortesia, paz, tolerância, simplicidade, solidariedade e respeito pela Criação vividos com radicalidade. A humanidade seria muito mais feliz se redescobrisse esses valores e os cultivassem pelo mundo.” – declarou.
De acordo com o padre Renato Gentili, pároco da Catedral de Santo Antônio, a festa também contribui para o resgate das raízes franciscana da paróquia:
“Foram os frades franciscanos que construíram a Catedral, permanecendo nela até 1981, quando foi instalada a Diocese de Duque de Caxias. Celebrar Santo Antônio em junho e São Francisco em outubro, santos franciscanos e muito populares, é também um gesto de reconhecimento e gratidão por tudo o que os frades fizeram pela paróquia.” – afirmou.
A festa também abrirá a preparação para o Jubileu de Diamante, que comemorará os 60 anos de fundação da Fraternidade Santo Antônio em outubro de 2020. Em 2021, a Ordem Franciscana Secular celebrará o jubileu de 800 anos do carisma franciscano secular com a chega da relíquia peregrina de São Francisco de Assis à Baixada Fluminense.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II). Em 1979, o papa João Paulo II proclamou Francisco de Assis patrono da Ecologia.
Na Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti temos fraternidades na Igreja Matriz de São João Batista, São João de Meriti, na Catedral de Santo Antônio, Duque de Caxias, e na Comunidade Católica de Sant’Ana, Jardim Primavera, que reúnem irmãos e irmãs que buscam seguir o Santo Evangelho tendo como modelo e fonte de inspiração, São Francisco de Assis.
error: Conteúdo protegido !!