“A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda” gratuito em Nova Iguaçu na semana da criança

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, “A Saga de Dandara e Bi zum a Caminho de Wakanda”, um espetáculo afrofuturista que traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista, terá entrada gratuita. A peça infanto juvenil, é uma montagem inédita, que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro no ano de 2080, um quilombo chamado Palmares e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar. Entre muitos desafios, reviravoltas e aventuras elas precisam encontrar o caminho até Wakanda.  A apresentação no domingo (13) às 16h, no Sesc Nova Iguaçu.

As comemorações não param nesta semana, durante todo o mês de outubro terá apresentação do espetáculo. No Sesc Ramos acontecerá na sexta-feira (18), às 14h30, no domingo (20) será a vez do Sesc Engenho de Dentro receber o espetáculo, às 16h. Já no Domingo (27) a apresentação será no  Sesc Teresópolis, às 16h e finalizando a temporada no domingo 3 de novembro no Sesc São João de Meriti, às 16h.

Poesias da escritora Conceição Evaristo compõem a saga que tem uma estética afrofuturista e aborda diversos temas como: respeito ao próximo, igualdade de gênero, racismo estrutural, tolerância religiosa, colonização cultural, representatividade, ancestralidade, entre outros.

A peça conta com a direção e texto de André Lemos,o primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de Teatro na categoria Direção em 2019, Lázaro Ramos como produtor associado, direção de produção de Simone Braz.  No elenco Reinaldo Junior, Juliane Cruz, Tati Villela, Tarso Gentil e Wayne Marinho. O espetáculo tem como uma das principais missões socioeducativas reforçar referências da história do povo negro que é constantemente apagada, dando um olhar representativo principalmente para crianças e jovens.

“A gente vive um momento de retrocesso cultural e social. Esse espetáculo vem como uma potência de um trabalho de base para as nossas crianças e jovens, trazendo possibilidades de novas referências, de contar a história por novos pontos de vista”, conta André Lemos.

A idealização é do coletivo artístico “Confraria do Impossível”, que entra em um universo infantil pouco explorado e fundamental para um futuro de médio a longo prazo, trazendo um trabalho inovador, crítico e educativo para que as crianças e jovens possam se sentir cada vez mais representados e os ajude a se tornarem adultos mais conscientes.

“Desde sempre a gente é obrigado a consumir criações que não nos representam. A tipificação de heróis brancos, a demonização e a intolerância com a cultura preta e espiritualidade. Esse trabalho vem com objetivo de tentar destruir um pensamento colonialista que é imposto na nossa cultura desde sempre. A gente traz referência da cultura ancestral, como os orixás, o que eles realmente representam, a Cultura Negra Pop, como Pantera Negra, Wakanda e entre outros”, destaca o Diretor.

Confraria do Impossível – A Confraria do Impossível é um coletivo artístico negro empresarial que intervém nas ruas, espaços culturais e transportes públicos na cidade do Rio de Janeiro desde 2009 e visa o trabalho com a arte, a cultura e a educação como forma de reflexão, transformação, aprendizado e conscientização social. Desde 2015 a Confraria do Impossível se mantém de forma independente e autônoma com atividades ininterruptas.

Em 2018, a Confraria do Impossível foi indicada ao prêmio Shell de teatro no Rio de Janeiro (considerado o mais importante do país) com o espetáculo “Esperança na Revolta” nas categorias autoria, música e direção, tendo levado o último, que quebrou um histórico de nunca antes um diretor negro ter ganho nesta categoria em 31 anos de história da premiação.

DATA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES NOS SESC’S:

12 de outubro – SÁB / 16h Sesc Niterói – GRATUITO

13 de outubro – DOM / 16h Sesc Nova Iguaçu – GRATUITO

18 de outubro – SEX / 14h30 Sesc Ramos – GRATUITO

20 de outubro – DOM / 16h Sesc Engenho de Dentro – 10 Reais inteira , 5 reais meia e 2,50 habilitado SESC, gratuito PCG

27 de outubro – DOM / 16h Sesc Teresópolis – 10 Reais inteira , 5 reais meia e gratuito habilitado SESC

03 de novembro – DOM / 16h Sesc São João de Meriti –  10 Reais inteira , 5 reais meia e gratuito habilitado Sesc PCG e menores de 12 anos

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO: Confraria do Impossível

TEXTO E DIREÇÃO: André Lemos

POESIAS: Conceição Evaristo

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Simone Braz

PRODUTOR ASSOCIADO: Lázaro Ramos

ELENCO: Reinaldo Junior, Juliane Cruz, Tati Villela, Wayne Marinho e Tarso Gentil

STAND IN: Rudson Martins

ORIENTAÇÃO MUSICAL: Fábio Mukanya

DIREÇÃO MUSICAL: Maria Clara Coelho

MÚSICAS: Confraria do Impossível, Maria Clara Coelho e Domínio Público

DIREÇÃO DE MOVIMENTO e PREPARAÇÃO CORPORAL: Reinaldo Junior

DANÇAS DO OESTE AFRICANO: Sabrina Chaves

FIGURINOS: Reinaldo Junior e Rona Neves

ADEREÇOS: Rona Neves e Tarso Gentil

CENÁRIO: Tarso Gentil

CONFECÇÃO DE BONECOS: Era uma vez o mundo

CENOTÉCNICO: Álvaro

COSTUREIRA: Tatiane Jiquiriçá

DESENHO DE LUZ: Rommel Equer e Maurício Fuzyama

PROJETO GRÁFICO: João Eliel

FOTOS PROJETO: Tarso Gentil

FOTOGRAFIA: Natália Perdomo

OPERADOR DE LUZ: Luan Almeida

OPERADOR DE SOM: André Lemos

ASSESSORIA DE IMPRENSA : Laís Monteiro ( Monteiro Assessoria)

PARCERIA: Terreiro Contemporâneo e Escola Técnica de Teatro Martins Pena

APOIO: Era uma vez o mundo

REALIZAÇÃO: Confraria do Impossível

error: Conteúdo protegido !!