Forte terremoto atinge Chile

Cerca de  1 milhão de habitantes das áreas costeiras chilenas foram obrigados a deixarem a região

Cerca de 1 milhão de habitantes das áreas costeiras chilenas foram obrigados a deixarem a região

Dez pessoas morreram em consequência do terremoto de magnitude 8,4 na escala Richter, que abalou o Norte e Centro do Chile até o início da noite de ontem. O tremor ocorreu na quarta-feira (16) e cerca de 1 milhão de habitantes das áreas costeiras chilenas foram obrigados a deixarem a região por causa de um alerta de tsunami , que já foi suspenso. O abalo foi sentido no Brasil e na Argentina
O tremor foi seguido de 71 réplicas de menor intensidade, sentidas ao longo de toda a madrugada, a maioria nas regiões de Atacama e Coquimbo (ao Norte), onde se situou o epicentro, a cerca de 290 quilômetros da capital, Santiago. As autoridades chilenas divulgaram o alerta de tsunami em toda a costa do país, depois do tremor, que atingiu o Norte, o Centro e o Sul. A população deslocou-se para áreas seguras, situadas a mais de 30 metros acima do nível do mar, informou a agência Efe.
Apesar da distância, o terremoto no Chile chegou a balançar lustres em alguns edifícios altos do centro de Buenos Aires. Os moradores, assustados, ligaram para o Serviço de Atenção Medica de Emergências (Same), que costuma ser mobilizado em casos de acidentes graves.
“Muita gente ligou preocupada, perguntando se tinha que abandonar os prédios”, disse o diretor do Same, Alberto Crescenti, que tranquilizou a população. “Estamos atentos, mas já constatamos que o terremoto no Chile não provocou danos estruturais [nos edifícios de Buenos Aires]”, acrescentou.
No Brasil, a Defesa Civil de São Paulo informou que recebeu chamadas de moradores das regiões da Avenida Paulista, da zona Norte e da zona Leste da capital com queixas de tremores de baixa intensidade, na noite de quarta-feira. A unidade da Universidade Anhembi Morumbi, localizada na Paulista, dispensou os alunos por volta das 20h15. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 ligações, principalmente dos bairros Tatuapé e Vila Mariana, na zona sul, e também das cidades vizinhas de Guarulhos e Osasco. Não há registro de feridos.

error: Conteúdo protegido !!