A ação, denominada de ‘Disk Gás’, conta com 40 policiais para cumprir o mandado de prisão e oito de busca e apreensão em residências e empresas ligadas aos parentes de Fábio Pinto dos Santos, conhecido com ‘Fabinho São João”, que foi preso em Itaboraí


A investigação que culminou na operação “Disk Gás” teve início há cinco meses pelo DGCOR-LD e apura crimes contra a ordem tributária, contra a ordem econômica e de lavagem de dinheiro. O “branqueamento” do dinheiro, obtido através do crime, era feito por meio de empresas em nome de parentes de “Fabinho São João”, uma delas distribuidora de gás, localizadas em Manguinhos e Jacaré.
Segundo as investigações, um sobrinho de Fabinho movimentou em sua conta a quantia de quase R$ 1 milhão no período de 18 meses. O DGCOR-LD não descarta o envolvimento de outras pessoas de fora da família, que podem também estar sendo usadas como “laranjas”, emprestando suas contas bancárias para serem utilizadas como contas de passagem.
Preso em 2009 e condenado por tráfico de drogas, “Fabinho São João” foi transferido para o presídio federal de Campo Grande (MS). Ele saiu da prisão em setembro 2016, com sentença cumprida. Em abril deste ano, foi alvo de outra operação da Polícia Civil, em que policiais da 25ª DP apuraram que ele promoveria invasões no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, comunidade ao lado do Morro do São João.