Diversão e Lazer – 19/09

Marieta Severo será homenageada na abertura da 14ª edição do EncontrArte

O festival de teatro começa na quarta (23) e a atriz Marieta Severo receberá homenagem

O festival de teatro começa na quarta (23) e a atriz Marieta Severo receberá homenagem

O espetáculo musical “Samba Futebol Clube” fará a abertura do evento Foto: Leo Aversa

O espetáculo musical “Samba Futebol Clube” fará a abertura do evento
Foto: Leo Aversa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 14ª edição do EncontrArte Festival de Teatro começa na quarta-feira (23) e segue até 3 de outubro em Nova Iguaçu, com espetáculos gratuitos em diversos locais da cidade, como forma de descentralizar e favorecer o acesso ao público da região. As homenagens, sempre presentes no evento, desta vez são para a atriz Marieta Severo, o ator iguaçuano Ludoviko Vianna e, em memória, para Martins Pena, que completaria 200 de vida este ano. Para garantir a entrada é preciso chegar uma hora antes de cada apresentação e adquirir senha, que será distribuída.

A maratona teatral, que traz muita arte e expressões culturais, reúne 14 espetáculos. A abertura do festival fica com o premiado show musical “Samba Futebol Clube”, às 20h, no Sesc de Nova Iguaçu, que mostra a relação do futebol com a música e as artes em geral. No repertório o público irá curtir hits de Pixinguinha a Nelson Cavaquinho, passando por Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Gonzaguinha, João Bosco e Aldir Blanc e até Rappa e Skank. A dramaturgia ganha destaque através das Crônicas de Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar. Na mesma noite, a atriz Marieta Severo será homenageada.
Na quinta-feira (24), ás 20h, a Sala de Espetáculos Amir Haddad será palco para a peça “Naquele Instante”, da Cia. Código de Artes Cênicas de Japeri. A apresentação viaja nas lembranças de infância e passa pela adolescência de cada um, o espetáculo criado a partir das memórias trazidas por atores que integram o elenco, apresenta um mergulho nas profundezas da nostalgia.

A atração de sexta-feira (25), está marcada para as 20h, no Laboratório Cultural, com a performance de Mariah da Penha, que mostra uma reflexão sobre o gostar de si mesmo, da forma que se é. A encenação é voltada para a estética do cabelo crespo, onde a atriz cantando e contando as receitas da África e do Brasil, coloca em movimento espelhos, enfeites, perucas, lenços e panos, criando formas de transformar e ampliar a auto estima.

Ousadia também caracteriza o EncontrArte e promete movimentar a Via Light com programação diferenciada e atividades especiais com a “ Mostra E Aí? ”, nos dias 26 e 27 deste mês. No dia 26, a partir das 19h, vários coletivos culturais da Baixada vão fazer shows, performances exposições, literatura e música. No dia 27 acontecerá “O Dia de Fazer o Bem.” E Bia Bedran apresentará às 16h, o espetáculo inspirado no CD e livro “Fazer Um Bem”, um passeio por canções que despertam reflexões a respeito da vida, infância, velhice, amor, a ancestralidade da cultura popular, a criatividade e a esperança.

No dia 28, a programação começa mais cedo, às 13h, na Faetec de Nova Iguaçu-João Luiz do Nascimento, com o espetáculo “Os Fabulosos”, que faz uma homenagem ao circo brasileiro – sua grandiosidade, beleza e poesia. Seus charlatões levam a vida de praça em praça, encantando o povo com suas habilidades. No dia 29, duas apresentações estão na agenda do evento, no Teatro do Sesc de Nova Iguaçu. A primeira é a peça “Zé troca de pé” da Crias da Casa/ Rio de Janeiro, que começa às 10h. A outra é da CTI – Comunidade Teatral Independente, com o espetáculo “Beijo no Asfalto”, marcado para às 20h.

Na manhã do dia 30 de setembro, às 10h, entra em cena no teatro do Sesc de Nova Iguaçu a peça “15 anos de irmãos BrothersAutoria”, com humor, magia, muito movimento e uma dramaturgia recheada de comédia. Á noite e no mesmo local, o público poderá assistir diretamente da Vila Nova de Famalicão, em Portugal, o Teatro de Didascália, que traz a montagem “One Man Alone”. O espetáculo começa às 20h e relata a história de um padeiro que sonha acordado e multiplica-se em vários personagens enquanto amassa os pães, rodeado por baquetes, broas de milho e seus utensílios.

Do sul do Brasil chegam os curitibanos do CórtexArte e Tato Criação Cênica, que mostram sua arte no Teatro Sylvio Monteiro, no dia 1 de outubro, às 10h, e às 20h. Em pequenas narrativas, construídas em um universo de sonhos, sem nenhum tempo, acontece esta história, em pequenos espaços. Inspirada em contos de fadas e histórias fantásticos, um cavalheiro e uma donzela passam por algumas aventuras.
A programação completa está no site encontrarte.com.br
Confira os locais dos eventos

Sesc Nova Iguaçu– Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.
Complexo Cultural de Nova Iguaçu/ Teatro Sylvio Monteiro– Rua Getúlio Vargas, 51, Centro
Sala de Espetáculos Amir Haddad – Av. Getúlio de Moura, 1302, Centro,
Laboratório Cultural- Rua Rainha Elizabeth, 188, apto 101, Califórnia.
Escola Téc. João Luiz do Nascimento – FaetecNova Iguaçu – Rua Luís de Lima, 272, Centro
Via Light– Av.Arcelino Pereira Neves, S/N, próximo ao Polo Gastronômico e à garagem de ônibus da empresa São José

 

Ana Botafogo ganha exposição em Nilópolis

A mostra revela o lado profissional e pessoal da bailarina

A mostra revela o lado profissional e pessoal da bailarina

Neste sábado (19), a partir de 15h, o Nilópolis Square irá inaugurar a exposição “Ana Botafogo e a Imprensa” em comemoração ao Dia do Bailarino. A mostra que fica em cartaz até 15 de outubro reúne mais de 200 imagens, fotos e reportagens sobre a carreira da bailarina Ana Botafogo, publicadas em jornais, revistas, livros e exibidas em programas de TV, no Brasil e no exterior. Um verdadeiro documento histórico desta grande artista que escreveu sua história com a ponta dos pés. Além disso, retrata grande parte do desenvolvimento do balé no Rio de Janeiro e no Brasil. Entre os registros fotográficos estão momentos de apresentações no Teatro Municipal do Rio, a primeira notícia sobre a carreira da bailarina, as audições em Paris, as participações no Carnaval, reportagens sobre apresentações no Brasil e no exterior, momentos ao lado de parceiros de dança, além de textos sobre a artista. A mostra também revela um lado da vida pessoal e profissional que o público não conhece, tornando a exposição interessante não só para os amantes da dança, como para o público em geral. O evento é gratuito.
O Nilópolis Square fica na Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 100 – Centro, Nilópolis. Informações no telefone: (21) 2792-0607

error: Conteúdo protegido !!