Visão Geral – 15/04/2015

Bola Cheia

Com o objetivo de promover melhorias nos bairros sem a necessidade do poder público, o projeto ‘Quem Ama Cuida’ é a nova iniciativa de Helder Ferreira, ativista social. O projeto começou no último domingo (12), no bairro Cacuia e continuará até o próximo fim de semana. O bairro recebeu intervenções nas calçadas e limpeza urbana. Tudo feito pelos moradores.
Bola Murcha

A coluna volta a bater na tecla da falta de conservação das vias públicas, principalmente nos bairros da Baixada Fluminense. Há ruas que o asfalto já virou farelo há muito tempo e a buraqueira anda retomando o lugar de antes. Como os cofres municipais andam mal das pernas, o jeito é cada cidadão tentar cuidar de seu espaço e esperar soluções.

Fomento à prática esportiva no estado

150414 H41Com objetivo de fomentar iniciativas e políticas públicas voltadas para práticas desportivas em todo o território fluminense, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude realizou, ontem, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, no Centro, o 1º Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esportes. O evento, que reuniu secretários e representantes de 52 municípios, debateu projetos que já estão sendo implementados e os instrumentos legais para o desenvolvimento do desporto e paradesporto. O encontro também estimulou a participação ativa das prefeituras nas práticas esportivas, focando nos Jogos Olímpicos de 2016. O Governo possui iniciativas de fomento ao esporte, como os 13 núcleos de escolinha de Futebol e Cidadania Léo Moura, nas regiões Serrana, Noroeste e Médio Paraíba, além de quatro em comunidades pacificadas (Rocinha, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Jacarezinho).

TIM mente

O consumidor pré-pago da Tim, Adolfo Ramos, 39, de Nova Iguaçu, está uma arara com a empresa de telefonia. No último domingo (12), verificou R$ 28 de créditos em seu celular e ficou todo bobo achando que não precisaria carregar tão cedo. “Só que na segunda-feira tentei ligar e não consegui. A mensagem dizia que havia insuficiência de créditos e que era para eu carregar se quisesse efetuar chamadas”, conta. “É a terceira vez que isso acontece. Quando recarrego aparece o que estava, mais o que coloquei”, acrescenta Adolfo, na bronca.

Bolsonaro condenado

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) a pagar uma indenização de R$ 150 mil por declarações contra os homossexuais feitas no programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido em março de 2011. Bolsonaro disse, durante o programa, que nunca passou pela sua cabeça ter um filho gay porque seus filhos tiveram uma “boa educação”, com um pai presente. “Então, não corro esse risco”.

Bolsonaro condenado (2)

Em outro momento, no qual respondeu a perguntas de espectadores, Bolsonaro disse que não participaria de um desfile gay porque não promoveria “maus costumes” e porque acredita em Deus e na preservação da família. A juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, condenou o parlamentar, com base em uma ação civil pública ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização.

Seguro-Desemprego

Ontem, o relator da Medida Provisória (MP) 665, senador Paulo Rocha (PT-PA), apresentou seu parecer sobre a matéria, propondo mudanças em relação ao que foi enviado pelo Poder Executivo. Entre as principais alterações está a mudança no prazo para acesso ao seguro-desemprego dos trabalhadores. Além do seguro-desemprego, a MP trata também de mudanças no seguro defeso e no abono salarial.
O texto do Executivo estabelece 18 meses de trabalho consecutivos para que tenha direito ao seguro. Rocha, no seu relatório, reduz o prazo para 12 meses no caso em que o trabalhador solicita o benefício pela primeira. Na segunda vez, o relator diminuiu de 12 para nove meses de carência.

Declaração do Imposto de Renda

A 16 dias do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), 10.648.226 declarações foram encaminhadas à Receita Federal pelos contribuintes até as 17h de ontem (14). O número representa 38,7% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega. Nas últimas 24 horas, cerca de 500 mil contribuintes enviaram o documento. Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

Capacitação de PMs

Começou ontem, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, no centro do Rio, o Programa de Capacitação e Desenvolvimento para Melhores Serviços da Polícia Militar, criado por meio de convênio entre a Secretaria de Segurança e a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A primeira turma, composta por 12 unidades da PM, foi dedicada ao tema “Prevenção de Acidentes”.

Capacitação de PMs (2)

“Este programa foi viabilizado por conta dos grandes eventos que o Rio sediará, e o legado das Olimpíadas será uma polícia mais capacitada, equipada e até entusiasmada para atender à população”, disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, na abertura do evento. Já o secretário extraordinário de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, afirmou durante o encontro que o país já se tornou uma referência em segurança para grandes eventos. “Somos convidados a todo momento para passar a nossa experiência” ressaltou Rodrigues.

Capacitação de PMs (3)

O programa integra um pacote de cursos que vai oferecer 30 mil vagas para capacitar policiais militares e civis em diversos temas, como negociação de conflitos, gestão de riscos e avaliação e análise de riscos. O objetivo é qualificar ainda mais os agentes para o dia a dia da cidade e para os Jogos Olímpicos de 2016. “Queremos observar o policial como cidadão e profissional habilitado para suas funções, que também precisa de cuidados” afirmou o coronel Antônio Carlos Carballo, assessor do Estado-Maior da PM.

error: Conteúdo protegido !!