Lojas Americanas celebra o Dia Nacional do Livro, com voluntariado e contação de histórias

Ônibus-biblioteca do projeto Livros nas Praças estaciona na Praça Mauá, nos dias 28 e 29 de outubro

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro (29), o projeto “Livros nas Praças”, da Lojas Americanas e Americanas.com, programou dois dias de atividades infantis para estimular o hábito da leitura. As ações, que acontecem na próxima segunda (28) e terça-feira (29), na Praça Mauá, serão comandadas pelo grupo teatral “Misturando Histórias” e voluntários das companhias. A iniciativa está em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, da ONU, para a promoção do acesso à educação inclusiva e igualitária.

No dia 28, alunos da Escola Padre Dr. Francisco Motta (no bairro Saúde), com idades entre 6 e 9 anos, ouvirão histórias contadas por funcionários voluntários da Lojas Americanas e Americanas.com. Na dinâmica, enquanto uma turma ouve histórias dentro do ônibus-biblioteca, a que está do lado de fora desenha e se distrai.  As atividades acontecem em dois horários: às 10h e às 14h.

No dia seguinte (29), a atriz Josy Lozada, do grupo “Misturando Histórias”, fará uma apresentação de contos africanos para alunos da mesma escola, com idades entre 5 e 9 anos. Os contos serão apresentados em um espetáculo de arte e encantamento, onde a plateia vivencia uma parte da África em meio a um painel de céu alaranjado, de cores fortes e vivas, com elementos como máscaras, cantigas e batuques. A atividade começa às 10h30 e quem quiser pode se unir ao grupo.

Doação de livros

Além das atividades comemorativas do Dia do Nacional do Livro, na Praça Mauá, a Lojas Americanas e a Americanas.com estão promovendo uma doação interna de livros, junto aos funcionários das unidades administrativas. Os livros arrecadados serão doados ao projeto “Livros nas Praças” e bibliotecas associadas.

O projeto Livros nas Praças

Em atividade desde 2014, o projeto social “Livros nas Praças” disponibiliza um acervo com cerca de 2.000 exemplares, sendo 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 35 livros em braile para adultos, além de uma cadeira de transbordo para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Com foco em inclusão, a iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade das companhias e já recebeu mais de 160 mil visitantes em temporadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

error: Conteúdo protegido !!