Rogério Lisboa Cassado Pelo TRE. Nova Iguaçu e Poderá ter novas Eleições em 90 dias

Nova Iguaçu poderá ter novas eleições nos próximos 90 dias. Em um placar apertado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu cassar a chapa que levou Rogério Lisboa (PL) à Prefeitura de Nova Iguaçu em 2016.Foram 4 votos a 3 mantendo a sentença de primeira instância. Como não houve unanimidade, o prefeito pode recorrer a embargos de declaração. Se o recurso for rejeitado, o TRE terá de convocar novas eleições em 40 dias.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Lisboa montou uma central clandestina de fake news em um escritório, não registrado em sua prestação de contas, para difundir notícias negativas do então prefeito Nelson Burnier, seu adversário no pleito. Numa sala da rua Mario Guimarães, 428/104, foram encontrados computadores, com conexões à internet através de IPs falsos, além de farto material de campanha não registrado, entre os quais panfletos, santinhos e bandeirolas. O escritório era mantido por Abel Limen Júnior, marqueteiro contratado para, segundo o MP, a execução do trabalho de desconstrução da imagem de Bornier, através de notas e matérias de conteúdo parcial.

Leia a sentença da juíza da 27 Z.E:

“Pelo exposto, Julgo Parcialmente Procedente o pedido inicial em relação ao primeiro e ao segundo representados, Rogério Martins Lisboa e Carlos Roberto Ferreira, candidatos no último pleito eleitoral municipal, aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, para reconhecer a captação e gastos ilícitos de recursos na campanha eleitoral, na forma do art. 30-A, parágrafo 2º, da Lei nº 9504/97 e, em consequência, cassar os respectivos diplomas, com a anulação dos votos dados aos representados. No mais, Julgo Improcedente o pedido em relação aos demais representados, ante o não reconhecimento da prática de ato abusivo e uso indevido dos meios de comunicação social.’

Em nota, Rogério Lisboa afirma que permanece no cargo enquanto recorre e refuta qualquer vínculo com o site, com qual se disparou contra o seu então adversário Nélson Burnier:

“O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, informa que respeita, mas discorda da decisão do Tribunal Regional Eleitoral. No caso do site citado na ação, o prefeito reafirma não ter absolutamente nenhuma ligação com o mesmo. Quanto às contas da campanha, elas já haviam recebido parecer favorável do próprio Tribunal. Rogério recorrerá da decisão permanecendo no cargo de prefeito, conforme prevê a lei.”

error: Conteúdo protegido !!