Servidores de São João de Meriti, Caxias e Belford Roxo, RJ, estão com salários atrasados

Em Belford Roxo décimo terceiro não foi pago; em Caxias, 30% dos servidores ainda não receberam salário de outubro. Em Meriti, servidores dizem que não recebem há 10 meses.

     

Servidores dos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão com atrasos em salários e no décimo terceiro.

Em Belford Roxo, o décimo terceiro salário dos servidores e dos aposentados e pensionistas, que não foi parcelado, ainda não caiu na conta. Assim como parcelas de pagamentos de 2016, que até hoje não foram depositadas.

“Do acordo firmado pelo prefeito Waguinho, referente aos atrasados de 2016, dos aposentados e pensionistas, das oito parcelas só foram pagas cinco. Os efetivos continuam com atrasos referentes ao ano de 2016. Com isso, sem data limite para pagamento do mês. E sequer o governo anunciou o pagamento do décimo terceiro de 2019. Estamos sem uma data prevista para receber o décimo terceiro”, disse o servidor.

Funcionários de Duque de Caxias dizem que os salários de novembro, em todas as áreas, estão com atraso e a prefeitura ainda não terminou de pagar o décimo terceiro de 2018 para aposentados e pensionistas.

“O prefeito Washington Reis, no madrugadão do Hospital Moacyr do Carmo afirma que os salários estão todos em dia. Não é verdade. Ontem, a educação, os ativos da educação receberam outubro, e as outras secretarias também, quando deveriam já estar recebendo novembro. Quanto aos aposentados e pensionistas, não temos previsão ainda do pagamento de outubro. Não recebemos outubro, não recebemos novembro. Uma boa parte dos aposentados e pensionistas não recebeu o décimo terceiro do ano passado. E o desse ano não tem nenhuma previsão”, reclamou.

Em São João de Meriti, há servidores reclamando de atraso no pagamento. Tem gente que reclama que o salário está atrasado há dez meses. Um protesto foi realizado na cidade, mas o problema não foi resolvido.

A prefeitura de Duque de Caxias admite alguns atrasos. Por exemplo, 30% dos servidores ainda não receberam o salário de outubro. Já sobre aposentados e pensionistas, quem ganha até R$ 4.000 já recebeu esse valor e a prefeitura espera quitar todos os pagamentos até a próxima terça-feira (17).

A prefeitura de Belford Roxo informou que pela lei municipal tem até o dia 20 para fazer o pagamento do décimo terceiros. Sobre os pagamentos referentes ao ano de 2016, a prefeitura disse que foi feito um acordo com os servidores para que o pagamento seja feito em oito parcelas. Para pagar as três parcelas que ainda faltam, depende, entre outras coisas do fluxo de caixa.

Procurada pela produção do Bom Dia Rio, a Prefeitura de São João de Meriti ainda não se posicionou sobre a questão.

No Rio atraso de pagamentos leva a colapso na saúde

No município do Rio, o atraso no pagamento de salários e décimo terceiro dos servidores da área da saúde está levando ao colapso no atendimento à população. Com pagamentos em atraso desde outubro, clínicas da saúde e até mesmo hospitais de grande porte, como o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, só atendem os casos mais graves.

Sem pagamento e sem insumos, médicos e enfermeiros – de unidades gerenciadas por organizações sociais (OSs), que não estão recebendo os repasses da prefeitrura – pararam de trabalhar. Pacientes desassistidos estão sendo mandados de volta para casa ou encaminhados para outras unidades geridas pela prefeitura, como o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte, que está superlotado.

A Justiça já mandou arrestar mais de R$ 300 milhões das contas municipais para o pagamento de salários e décimo terceiro dos servidores da saúde. O prefeito Marcelo Crivella foi à Brasília pedir ajuda ao governo federal.

E informou que na quinta-feira (12) o pagamento dos salários dos agentes comunitários e técnicos de enfermagem a serviço das OSs estaria nas contas das organizações. Ele também pagou a primeira parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas – a segunda parcela está prevista para o dia 20 de dezembro. Mas os médicos seguiam sem salário.

error: Conteúdo protegido !!