Prefeitura de Mesquita atende cirurgias de catarata

Secretaria de Saúde amplia a lista de serviços prestados à população e passa a atender pacientes para cirurgias de catarata. Os primeiros procedimentos acontecerão nos dias 13 e 15 de janeiro
Fotos Michael Alves/PMM
A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mesquita virou o ano de 2020 atendendo também aos pacientes que precisam de cirurgia de catarata. Pelo menos 60 pessoas já foram encaminhadas e metade delas será submetida ao procedimento nos dias 13 e 15 de janeiro.
O serviço é feito através de convênio, firmado em dezembro do ano passado, entre o governo Jorge Miranda e o Cisbaf. O Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF), na Rua Gervásio, nº 35, no bairro de Juscelino, realizará as cirurgias, a partir das 8h da manhã.
De acordo com o diretor técnico da secretaria de Saúde de Mesquita, Bruno Felgueira Salgado, o convênio foi firmado em dezembro de 2019, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), via Programa Marque Fácil, com a tratativa de o CEROF atender a 30 cirurgias de cataratas por mês. “A quantidade poderá aumentar”, segundo ele, dependendo da disponibilidade de recursos do governo. Até agora, 60 pessoas já foram encaminhadas para o procedimento. No dia 13 de janeiro, os primeiros 15 pacientes se submeterão à cirurgia e no dia 15 do mesmo mês, mais 15 pacientes. “Os demais ainda passarão por consultas pré-operatórias, antes de serem submetidas ao procedimento”, explica Bruno.
Para o secretário de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade, o atendimento a quem precisa de cirurgia de catarata, representa a ampliação dos serviços prestados pelo governo Jorge Miranda à população do município. O primeiro passo para o encaminhamento de paciente, segundo esclarece o diretor, acontece quando o paciente faz consulta em uma das unidades de saúde do município, em qualquer dia da semana. A partir daí o encaminhamento é feito para o setor de oftalmologia da secretaria de Saúde, situado na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, que fica na Avenida União, nº 676, no bairro Santa Terezinha. Após avaliação médica, o paciente é orientado a se dirigir ao Polo de Regulação para agendamento da cirurgia.
sugestão de legendas para as fotos 1 e 2 – Oftalmologista da secretaria de Saúde, Denis Alcântara Valentim, mede pressão de olho e de fundo de olho de paciente

error: Conteúdo protegido !!