Japeri ecoa o Grito de Zumbi na capoeira

PARANAUÊ! Quarenta e sete competidores participaram do primeiro evento de capoeira realizado no município Foto: Marllon Guedes/PMJ

PARANAUÊ! Quarenta e sete competidores participaram do primeiro evento de capoeira realizado no município
Foto: Marllon Guedes/PMJ

A noite de domingo (12) em Japeri acabou ao som do berimbau, agogô e do atabaque durante o 1º Encontro de Capoeira – O Grito de Zumbi, promovido pelo grupo de capoeira Herança de Zumbi, em parceria com a Secretaria de Cultura de Japeri. O torneio, realizado na quadra do bairro Nova Belém, contou com a participação de nove grupos. Liberdade e Senzala (Japeri), Liberdade (São João de Meriti, Nova Iguaçu e Queimados), Raízes da Existência (Japeri) e o Ginga de Palmares, vindo de São Paulo, além do grupo organizador.
Após cada competidor mostrar suas habilidades em duas apresentações de um minuto cada, foram ganhadores na categoria infantil, Júlio Cesar, de 12 anos, conhecido como Lobo; na categoria feminina, Joiceane dos Santos, 20, a Índia; na categoria masculina, Gessilvam dos Santos, 22, chamado de Sem Nome; e na categoria graduado, Daniel dos Santos, 27, o Gigante. No total, 47 competidores participaram nas quatro categorias.

Gessilvam dos Santos, o ‘Sem Nome’, foi um dos destaques do evento de domingo Foto: Marllon Guedes/PMJ

Gessilvam dos Santos, o ‘Sem Nome’, foi um dos destaques do evento de domingo
Foto: Marllon Guedes/PMJ

O Secretário de Cultura Márcio Rodrigues demostrou satisfação em realizar mais um evento no município. “É motivo de muita alegria proporcionar aos moradores de Japeri, pela primeira vez, um evento de capoeira. Ver a presença e participação de mestres de diversas cidades mostra o quanto a modalidade tende a crescer no município”, declarou o secretário.
De acordo com o contramestre Coiote, do Grupo de capoeira Herança de Zumbi, a ideia de montar a competição surgiu para incentivar os atuais praticantes do esporte, além de chamar a atenção de novos adeptos a essa arte. “Mesmo com a capoeira sendo reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural, ela ainda não é tão divulgada como gostaríamos. A arte da capoeira é rica e dinâmica, com forte papel de inclusão social”, disse Coiote. O grupo Herança de Zumbi tem 50 participantes e oferece aulas em Engenheiro Pedreira, distrito de Japeri, as terças e quintas, de 18 às 20 horas.
Antes de saber o resultado, o ganhador da categoria masculina, Gessilvam dos Santos, chamado pelos amigos de Sem Nome, manteve a modéstia e disse que não tinha certeza que iria levar o troféu, apesar de ter gostado muito da própria apresentação. “Todos aqui são muito bons, a concorrência é grande. Eu jogo capoeira há nove anos e estou em busca do meu primeiro prêmio”, afirmou o jovem que é corda azul avançada de segundo grau e está para ser promovido à corda Roxa nos próximos meses.

Paulistas aprovaram o encontro

As apresentações individuais abriram o evento e agradaram os presentes Foto: Marllon Guedes/PMJ

As apresentações individuais abriram o evento e agradaram os presentes
Foto: Marllon Guedes/PMJ

O professor Baianinho Borracha, do grupo Ginga Palmares, parabenizou a Prefeitura de Japeri pela iniciativa que fortalece a arte. “Precisamos de mais ações como essa. Por isso nós viemos de São Paulo para prestigiar a capoeira e levá-la a diversas regiões”, disse o professor de corda vermelha e azul, que foi árbitro da competição. O Ginga Palmares é de São Paulo e fez apenas apresentações, não participando da competição. Em 2014, o grupo fez uma turnê de três meses pela Europa, com shows na Suécia e na Finlândia.
Estiveram presentes os secretários de Governo, Cláudio Vieira; de Agricultura e Pesca, José Alves; de Assistência Social, Reginaldo Almeida; o secretário de Urbanismo e Habitação, Denis Gustavo e os vereadores Álvaro de Carvalho e Marcos Arruda. Durante o evento, aconteceu a campanha da Lei Seca, promovida por cadeirantes que foram vítimas de acidentes de trânsito. O curso de inglês Yes sorteou uma cesta de chocolate, que teve como ganhadora, Bárbara Ketlen, de 10 anos, aluna de capoeira do grupo Liberdade.
Por: Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!