Espaço e Motor, por João Mendes – 26/09

Novo Hyundai iX35
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Conhecido no exterior como Hyundai Tucson e aqui no Brasil como iX35, porque uma geração antiga do carro ainda é fabricada por aqui e leva o nome Tucson, o utilitário esportivo iX35 foi revigorado por completo com novo estilo e muita modernidade, não ganhou as linhas do novo modelo que recentemente foi apresentado na Europa e Estados Unidos, lá as atualizações são mais rápidas, mas tem desenho bem atual para se manter moderno por alguns anos e particularmente prefiro o seu visual do que o dos seus concorrentes diretos, Kia Sportage, Toyota RAV4, Honda CR-V e até os modelos crossover do grupo Fiat Chrysler, Freemont e Journey respectivamente, que tem preços próximos e todo mundo sabe que por aqui se compra muito pelo preço. O novo iX35 tem motor 2.0 Flex que desenvolve até 167 cavalos de potência e o câmbio é automático de 6 marchas. Este conjunto atende bem e mostra equilíbrio. Colocar motor mais potente só aumentaria o consumo e menos potente talvez não atendesse bem com o carro cheio de passageiros e bagagens. O New iX35, como o fabricante o denomina, esta mais visível com suas lanternas traseiras de LED e belo desenho futurista. A visão noturna também melhorou com faróis de LED, também de belo desenho, e painel também com iluminação de LED que dá mais visibilidade. A versão de entrada custa R$99.900, tem uma intermediária de R$109.900 e a versão testada foi a top que custa R$122.990, que é a que estou comentando mas todas as versões tem novas rodas de 18”, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento, chave canivete, saída de ar condicionado no banco traseiro e comandos no volante. A versão top tem teto solar panorâmico, ar condicionado digital Dual Zone, ajuste elétrico do banco do motorista com ajuste de lombar, bancos, volante e manopla do câmbio revestidas em couro, controle de estabilidade, controle de tração e assistente de frenagem em descida, 8 air bags, botão star/stop ( que também tem na versão intermediária ), e uma central de entretenimento que dá um show, a mesma do sofisticado modelo Azera com tela de 7”, touch screen, com GPS, câmera de ré, rádio FM/AM, CD, DVD, MP3, Bluetooth e entradas para iPhone, USB e auxiliar, pacote completo. Outro destaque do carro é o porta-malas de 728L. Andando o comportamento dinâmico é de um SUV, não é um carro de performance, mas também não tende a rolar nas curvas e absorve bem as imperfeições do piso. Enfim, se gostou do New iX35 recomendo que compre no mínimo a versão intermediária mas a top, sem dúvida, com tantas melhorias no conforto e na segurança, tem boa relação custo benefício em relação a concorrência, portanto merece empenho pra ser adquirida.

 

Kawasaki é campeã mundial de Superbike
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No Mundial de Moto GP as motos usadas são protótipos que custam uma fortuna e no Mundial de Superbike as motos usadas tem como base os modelos vendidos nas lojas e assim este campeonato tem uma importância mercadológica muito grande. Nesta temporada de 2015 a Kawasaki mostrou sua superioridade faturando o campeonato com antecedência e também o título do Mundial de Construtores. Com sua Kawasaki Ninja ZX-10R o britânico Jonathan Rea venceu 12 das 20 corridas já realizadas e subiu no pódio em 19 provas.  Jonathan Rea foi o terceiro piloto Kawasaki a levantar o troféu de campeão no Mundial de Superbike. O primeiro foi o americano Scott Russell em 1993 e o segundo Tom Sykes, em 2013, que neste ano briga pelo vice-campeonato.

 

Mega Honda

Estive mais uma vez visitando a fábrica da Honda em Manaus. Já perdi a conta de quantas vezes estive lá e sempre me surpreendo, é a maior fábrica da Honda em todo mundo e a única que possui um setor de galvanoplastia (cromagem), nas outras unidades o serviço é terceirizado, e a única que faz a marcação da numeração do chassi a laser. Fundada em 1976 ela produz 27 modelos de motocicletas nacionais, de 100 a 1000cc, além de quadriciclos e motores estacionários. Em 2014 atingiu a marca de 20 milhões de motos produzidas e neste ano deve produzir mais de 1 milhão de motos o que dá mais de 80% do mercado. São números extraordinários e mesmo com essa liderança   ela continua aprimorando os modelos já existentes e desenvolvendo novos produtos para se manter folgada na liderança. Parabéns!

 

Que fase!

Converso com jornalistas de várias regiões do Brasil e estão todos dizendo que muitas concessionárias estão fechando as portas. Nos meus 38 anos de jornalismo, especializado no setor de veículos, nunca havia presenciado fase tão negra.

 

Brigas nas novidades

Os dois grandes lançamento do primeiro semestre deste ano foram Jeep Renegade e Honda HR-V. Os dois tiveram fila de espera nas lojas e no mês de agosto as vendas indicaram o Honda HR-V na frente com 5.435 unidades comercializadas contra 4.599 do Jeep Renegade.

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