Luxo e tecnologia no esportivo da Lexus

Fotos:  Isabel Almeida/Carta Z Notícias 

Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

A Lexus – divisão de luxo da Toyota – obteve a classificação premium não só pelas qualidades clássicas desse tipo de marca – luxo, esportividade e tecnologia –, mas também pela durabilidade. Nos Estados Unidos, seu mercado mais forte, a empresa tem como uma de suas principais características a conformidade: mesmo após rodar milhares de quilômetros, o carro mantém o conjunto mecânico e estrutural praticamente como o de um veículo zero. Pouco conhecida no Brasil, a empresa investe no RX350 para aproveitar o momento favorável do mercado nacional – marcas premium nunca venderam tanto – e o alto interesse no segmento de utilitários.
De acordo com a marca, o modelo emplacou 24 unidades desde o início do ano até o fim de agosto – três por mês –, 17 delas, ou mais de 70%, na configuração F-Sport, a topo de linha por aqui. Seu design é marcado pela robustez gerada pelas suas proporções: 4,77 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. Na parte frontal, a identidade visual da marca é exibida através da grade em forma de ampulheta – dois “L” estilizados, na leitura da marca – e das luzes diurnas de LED separada dos faróis. Na lateral, os fortes vincos com linhas extensas e fluidas se juntam às molduras brilhante dos vidros e as rodas aro 19 com pigmentação acinzentada, exclusiva nesta versão. Na traseira, as lanternas são compostas por luzes de LED, há moldura cromada na tampa do porta-malas e um pequeno aerofólio na parte superior.
Dentro da cabine, o requinte é levado a sério. Portas, volante e bancos são revestidos em couro – os dianteiros contam com regulagem elétrica e sistema de refrigeração e aquecimento. O painel é composto por plásticos agradáveis ao toque e traz ao centro uma tela de 8 polegadas com um sistema multimídia que agrega funções de áudio, telefonia, Bluetooth, GPS e DVD. As molduras das maçanetas, as pedaleira e vários botões são cromados. Os comandos do ar-condicionado digital de duas zonas e do rádio no console central estão envolvidos por detalhes em alumínio escovado, presente também em um friso no porta-luvas. O sistema de som conta com 12 alto-falantes e quatro twitters e o carro ainda traz teto solar elétrico.
O Lexus RX350 começa em R$ 301.350, mas na configuração F-Sport ganha adereços que elevam o valor para R$ 314.950. O utilitário justifica tal preço com um conteúdo completo. Sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro com câmara de ré e visão 90º,  auxílio para partida em rampas, controles de estabilidade e tração, 10 airbags, faróis com acendimento automático, regulagem de altura e lavador, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS. Um dos destaques na área de segurança fica por conta do Vehicle Dynamics Integrated Management. O sistema funciona como um mapeamento dos controles eletrônicos e dinâmicos do veículo e tem como função primordial antecipar e posteriormente corrigir situações de falta de tração em alguma roda ou derrapagens.
Sob o capô, o utilitário esportivo é impulsionado por um motor seis cilindros de 3.5 litros, que rende 277 cv a 6.200 rpm e 35,6 kgfm de torque a 4.200 rpm. Junto com este propulsor, trabalha uma caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na própria alavanca de câmbio ou em paddle-shifts no volante. A força gerada pelo motor é distribuída de forma integral e permanente nas quatro rodas.
por Raffaele Grosso
Auto Press

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