População reclama e diz não ter motivos para comemorar aniversário da cidade

  

Engarrafamentos constantes vem tirando a paciência dos motoristas que passam pela via Light

Relacionada entre as 100 piores cidades do país na categoria de serviços de água e esgoto, segundo dados do Ranking do Saneamento Básico do Brasil, baseados em estudos desenvolvidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Nova Iguaçu não tem motivos para comemorar seus 187 anos de emancipação, nesta quarta-feira (15). Seus quase 830 mil habitantes ainda esbarram na ausência de infraestrutura nos bairros da periferia e em serviços precários na área da saúde, educação e de mobilidade urbana.

A cidade também figurou na escala nacional do desemprego e aparece entre as que mais demitiram no país no ano passado. As estatísticas são do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa mostra que o município fechou 3.258 vagas em 2019. A Niely Cosméticos, estabelecida na região desde os anos 80, fechou sua fábrica. Cerca de 900 trabalhadores ficaram desempregados.

“Não temos o que comemorar”, afirmou a assistente Social, Aline Leitão, 34. Com a atual gestão, Nova Iguaçu parou de crescer e se tornou a capital do desemprego. O governo municipal não atraiu nenhuma empresa as que existem estão indo embora. O trânsito piorou, o transporte se tornou mais precário, as ruas mais esburacadas, o comercio fraco. O governo não tem rumo. A gestão está acabando. Até o momento nenhum projeto para a cidade foi apresentado”, disse ela.

Para o taxista J., 48, que pediu para não ser identificado, a cidade não teve um avanço nos últimos anos. “A única coisa boa é a gastronomia. No contexto geral, Nova Iguaçu estagnou. Uma cidade só cresce quando há planejamento e avanços econômicos, o que não é o caso. Falta vontade política e compromisso com a população. Estou torcendo muito para que esta situação mude”, declarou ele que trabalha no centro do município há 12 anos.

error: Conteúdo protegido !!