Ministério da Saúde monitora caso suspeito de coronavírus e Brasil passa a ‘perigo iminente’

Paciente é uma estudante de 22 anos que passou por Wuhan, na China, foco da epidemia. Ela chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro. O diagnóstico deve ser confirmado até sexta-feira. A estudante tem quadro estável de saúde e está em Minas Gerais

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que investiga um caso suspeito de coronavírus em uma paciente em Minas Gerais. Com a mudança, o país passou do estágio de alerta para o estágio de “perigo iminente”, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Se o caso se confirmar, o Brasil passa ao estágio de emergência em Saúde Pública.
A paciente é uma estudante de 22 anos que passou por Wuhan, na China, foco da epidemia. Ela chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro. O diagnóstico deve ser confirmado até sexta-feira. A estudante tem quadro estável de saúde.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, informou que com a mudança de estágio, a pasta prioriza a Vigilância, monitorando os casos suspeitos vindos da China, e não apenas os da província de Wuhan, como estava sendo feito, e adotou o uso de máscara e demais cuidados no manejo com os pacientes.
O ministro Mandetta acrescentou que é possível que, com a mudança de estágio, o número de casos suspeitos pode aumentar, já que a abrangência do monitoramento aumentou de Wuhan para toda a China e de eventuais países que venham a apresentar transmissão sustentada do vírus.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que conversou com o presidente da República nesta manhã, que orientou transparência na divulgação dos casos e do trabalho de vigilância, além de preparo da pasta para controlar o vírus.
Mandetta explicou o estágio de perigo iminente se configura pela existência de um vírus novo, com transmissão sustentada em outro paós, em que as pessoas de movimentam em quantidade grande, com o perigo de que o vírus possa circular em território nacional. “Nós precisamos estar atentos”, completou o ministro.
error: Conteúdo protegido !!