
Uma das principais feiras internacionais do mundo, a Anuga, chega a 33ª edição entre os dias 10 e 14 de outubro. Realizada em Colônia, na Alemanha, reúne os maiores e principais players do trade alimentício mundial. No total são 10 trade shows em um, que abrange retail e serviços; bebidas; alimentos orgânicos, congelados e frescos; laticínios; panificação; carnes e produtos gourmet. O evento contará com 83 empresas brasileiras e segundo estimativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), os brasileiros devem fechar US$ 1,4 bilhão em negócios durante o evento e nos 12 meses seguintes.
“O Brasil, a cada ano, aumenta sua participação. Em 2013 foram 91 expositores em estandes individuais e coletivos, e cerca de 900 visitantes dos mais diversos estados, em especial de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Anuga é uma grande oportunidade para o trade nacional de alimentos e bebidas realizar bons negócios e conhecer o que há de novo nesse meio”, comenta Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras e representante da Koelnmesse no Brasil.
De acordo com o gerente de Exportação da Apex, Christiano Braga, durante a feira, os exportadores brasileiros apresentam seus produtos a potenciais compradores. “As pessoas que trabalham com exportação de alimentos e bebidas vão a essa feira para descobrir tendências de mercado, seja em embalagens ou produtos”, afirma.
Segundo ele, a Anuga reúne representantes de todo o mundo. “Os países com maior representação na última edição foram Itália, Espanha, China, França e Turquia, mas há compradores de todas as partes do mundo. É uma grande plataforma”, diz. De acordo com Christiano Braga, o Brasil se destaca em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas. “O Brasil é um país que tem uma diversidade muito grande. Há desde o pão de queijo até produtos em grande escala, como a carne”.
Especialistas confirmam a importância e o sucesso da participação brasileira na feira. “Como um dos principais eventos mundiais do setor de alimentos e bebidas, a Anuga tem um grande potencial de geração de negócios para as empresas brasileiras. Para se ter uma ideia, na última edição, as 73 empresas que estiveram nos pavilhões organizados pela Apex-Brasil fecharam US$ 1,1 bilhão em negócios. Neste ano, devemos levar entre 75 e 80 empresas para o evento, que ocuparão um espaço total de 2 mil metros quadrados. E a expectativa é superarmos o volume de negócios da última edição”, afirma Rafael Prado, gerente executivo de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil.