
Foto: Marllon Guedes
Japeri é um dos mais importantes municípios do estado do Rio de Janeiro no ramo da aquicultura, e, ao lado de Nova Iguaçu, é o principal polo piscicultor da Baixada Fluminense. A produção e comercialização de peixes ornamentais avançam na cidade. Prova disso é uma parceria que está sendo costurada entre a prefeitura do município e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A instituição de ensino está implantando na faculdade de Veterinária a cadeira de peixes ornamentais, o que ainda não existe no estado. Um especialista neste tipo de peixe veio de São Paulo para o Rio de Janeiro com o objetivo de desenvolver esta especialização na UFF. “Não há veterinários especialistas em peixes ornamentais, a carência no mercado é muito grande. Como a UFF não possui no campus um aquário para piscicultura de peixes ornamentais, a instituição vai usar a nossa estrutura e o conhecimento dos profissionais para ensinar aos futuros especialistas”, explica o secretário de Agricultura e Pesca, Zé Ademar.
Enquanto o termo de cooperação técnica não é formalizado, o especialista vindo de São Paulo tem visitado os piscicultores japerienses. “Profissionais da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE) estão entrevistando estes criadores de peixes, que respondem a um questionário que indica a infraestrutura utilizada na criação, os manejos gerais, nutricionais, reprodutivos e sanitários, além da comercialização dos peixes ornamentais”, disse o subsecretário da pasta, Alfeu Pontes.
A aquicultura existe no município há mais de 40 anos, mas o trabalho desenvolvido pela atual cadeia produtiva desponta no cenário há apenas dez anos. De acordo com dados da EMATER RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), os piscicultores de Japeri produzem 300 mil peixes ornamentais por ano.