Prefeitura de Duque de Caxias recorre da decisão que suspendeu reabertura do comércio

Cidade sustenta que taxa de ocupação na rede municipal é de 50%

 

 movimentação no Calcadão  Duque de Caxias Hoje Duque de Caxias
 A Prefeitura de Duque de Caxias anunciou nesta terça-feira, 26, que vai recorrer da decisão judicial que suspendeu o decreto sobre a reabertura do comércio em todo o municípío. A cidade da Baixada Fluminense sustenta no documento encaminhado para a Justiça que a medida foi tomada após análise de informações oriundas da Secretaria Municipal de Saúde que atestam a estabilização, na data do decreto, do número de casos confirmados, pacientes internados e óbitos, conforme Boletim Epidemiológico de 15 de Maio. Além disso, a administração municipal informa que a atual taxa de ocupação do Hospital Municipal São José (específico para tratamento da doença global) é de 50% (cinquenta por cento).
Caberá agora ao Judiciário decidir se aceita ou não o recurso interposto pela Procuradoria da Prefeitura de Duque de Caxias.
Além da decisão judicial, o Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti encaminhou um ofício ao prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, solicitando que, no prazo de cinco dias, sejam esclarecidos quais critérios científicos sustentam o decreto do último dia 22, que reabriu as atividades comerciais na cidade. O órgão pergunta quais são as perspectivas e estimativas em relação ao aumento do número de casos e à capacidade de atendimento do sistema de saúde em razão da norma flexibilizadora; quais as medidas adotadas pela prefeitura em relação ao fluxo de óbitos, bem como em relação à capacidade de atendimento do sistema de saúde em conexão com o serviço funerário para atender a eventual aumento de óbitos, quais as medidas de fiscalização e controle do serviço funerário no município.
Calçadão cheio
O primeiro dia com comércio aberto teve grande movimentação de pessoas no Calçadão, na cidade da Baixada Fluminense. O local concentra o maior número de lojas no município. A maioria das pessoas usava a máscara, que é item obrigatório, mas não respeitava o distanciamento mínimo de 1 metro. Nas lojas, muitas filas do lado de fora. Estabelecimentos de roupas, eletrodomésticos, shoppings e academia abriram as portas nesta segunda-feira, 25, em Duque de Caxias
error: Conteúdo protegido !!