Guapimirim tem aplicativo para Alunos

Mesmo com o distanciamento social e a quarentena que estamos vivendo, imposta pela Pandemia do Coronavirus, a principal preocupação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Guapimirim foi manter a rotina escolar dos alunos, para que não tivessem maiores perdas de conhecimentos.

Segundo Sandra Regina Izidoro da Silva, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, a equipe decidiu fortalecer os ensinamentos adquiridos pelos alunos nas Unidades Escolares. ”Num trabalho conjunto com as Coordenações da Educação Infantil,Alfabetização, Educação Especial Inclusiva,  4º e 5º anos , Anos Finais e a Coordenação de Jovens e Adultos, construímos atividades auxiliadas pelos orientadores pedagógicos e professores”.

Foi criado um banco de dados com a participação de profissionais de toda a Rede de Ensino de Guapimirim através de um site. O mesmo conteúdo foi impresso para os alunos que não têm acesso a internet que, através de um cronograma foi entregue, por agendamento, a seus pais e responsáveis, para evitar aglomerações nas Unidades Escolares. A entrega do material está acontecendo desde abril de 2020.

Os conteúdos digitais para atender aos alunos, enquanto as aulas estão suspensas, seguindo medidas de controle à COVID-19, o acesso é pelo portal http://guapimirim.rj.gov.br/educaonline. Lá os estudantes e seus responsáveis  fazem o download dos conteúdos. Tomando como referência as habilidades e os objetivos de conhecimentos em conformidade da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). De acordo com o Departamento Pedagógico, este material tem a intenção de incentivar o desenvolvimento e consolidação do processo de aprendizagem dando continuidade ao desenvolvimento dos conceitos já assimilados por eles.

Para o Departamento Pedagógico esta ferramenta é de extrema importância para os estudantes neste momento. “Sabemos que o processo de aprendizagem só acontece por meio de um relacionamento com muito carinho e dedicação entre professores e alunos, para que desta forma, mesmo à distância, mantenhamos o vínculo escolar.”

O Prefeito Zelito Tringuelê esclareceu que nesse período de quarentena, a aproximação entre as famílias dos estudantes e os profissionais da Educação é de grande relevância. “Sabemos que a distância física deve ser mantida, mas, para o sucesso desse projeto, todos precisam estar envolvidos em um só propósito: a educação das nossas crianças, adolescentes e até adultos”.

Segundo a diretora pedagógica, os alunos já estão na segunda parte das atividades complementares. “É importante que as famílias assumam o compromisso em devolver o bloco de conteúdos já respondido, nas etapas anteriores, no ato de retirada das novas propostas”, esclarece Sandra.

Os responsáveis pelos alunos da Classe Especial  recebem o material em suas residências, com todo o cuidado e controle de higienização, com o propósito de preservar a segurança de todos.

error: Conteúdo protegido !!