Guapimirim realiza Testes Itinerante de Covid 19

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Guapimirim está mobilizada nas ações de prevenção neste período de pandemia da Covid 19. Além do Centro de Atendimento e Triagem ao Paciente da Covid 19, localizado próximo ao Hospital Municipal José Rabello de Mello, a população está sendo testada nos bairros do município. Um atendimento para as pessoas que têm mais de 50 anos de idade e são moradores de Guapimirim.

“Estamos realizando essas ações para termos um número mais preciso de casos na cidade, e, é claro, conscientizar e orientar a população sobre a necessidade do uso de máscaras de proteção e higienização constante e correta das mãos”, disse Rafael Tressi, secretário Interino de Saúde.

O Prefeito de Guapimirim Zelito Tringuelê que tem acompanhado estas ações acrescenta que “o mapeamento de contágio da COVID 19 por bairro, facilita o acesso ao serviço às pessoas que moram em locais mais distantes do Centro de Atendimento e Triagem ao Paciente da Covid 19, localizado no bairro do Bananal”.

Esta ação de testagem itinerante da COVID-19 já aconteceu nos bairros do Segredo, Vale do Jequitibá, Vale das Pedrinhas sempre atendendo moradores maiores de 50 anos. Já se tem previsões de futuros testes nos bairros de Parada Ideal, Orindi, Iconha, Várzea Alegre entre outros.  Até agora cerca de 500 pessoas foram submetidas ao teste, durante estas ações, que servem para identificar quem já teve ou está com a doença. Através dos dados obtidos, a Gestão Municipal poderá adotar novas estratégias no enfrentamento da COVID-19, além de contribuir com ações de saúde preventiva aos moradores de cada região.

Para Elza Gonçalves, aposentada e moradora do bairro Segredo, esse tipo de ação é importante. “Trazer essa testagem para o bairro é muito bom para nós, idosos, que muitas vezes não temos condições de nos deslocarmos. Facilitou também, porque tirei várias dúvidas sobre a doença”, destacou a moradora.

“Com os serviços chegando próximo à minha residência, fica muito melhor. Como faço parte do grupo de risco, não precisei sair daqui”, afirmou  Elidia Oliveira, que mora em frente a uma das praças, onde a ação foi realizada.

Além da testagem, um kit com dois frascos pequenos de álcool em gel, máscara de proteção e informativo sobre o novo Coronavírus, é entregue a cada paciente.

error: Conteúdo protegido !!