Audi competirá no Rally Dakar a partir de 2022 com veículo eletrificado

A partir de 2022 a Audi vai encarar um dos maiores desafios em esportes motorizados: a marca das quatro argolas competirá pela primeira vez no famoso Rally Dakar com um protótipo inovador, que combina um trem de força elétrico com uma bateria de alta voltagem e um conversor de energia altamente eficiente. No futuro, competições de rally estilo cross-country serão o foco da estratégia de automobilismo da fábrica.

“Um compromisso multifacetado com os esportes motorizados é e permanecerá parte integral da estratégia da Audi”, diz Markus Duesmann, Presidente do Conselho da Administração e Membro do Conselho da Administração para o Desenvolvimento Técnico e Linhas de Produto da AUDI AG. “Queremos continuar demonstrando o slogan da marca ‘Vorsprung durch Technik’ no mais alto nível nos esportes motorizados internacionais no futuro e desenvolver tecnologias inovadoras para nossos veículos. O rally mais difícil do mundo é o palco perfeito para isso”.

Após muitos sucessos internacionais em uma ampla gama de categorias, a Audi está retornando aos rallies, que marcaram o início da história bem sucedida da marca nos esportes motorizados. Em 1981 o Audi quattro revolucionou este tipo de competição, tanto que hoje, a tração permanente nas quatro rodas é um padrão e garante segurança máxima não somente para veículos de rally, mas também para os modelos mais esportivos de produção da Audi e agora eletricamente nos modelos e-tron.

Com o uso do conceito alternativo de tração no Rally Dakar, a Audi vai encarar as mais extremas condições com um veículo tracionado por um potente trem de força elétrico. A energia necessária para isto vem de uma bateria de alta voltagem, que pode ser carregada durante a condução por meio de um conversor de energia na forma de um motor TFSI altamente eficiente. O objetivo é melhorar permanentemente o desempenho dos conjuntos elétricos e da bateria nos próximos anos e levar a experiência adquirida neste processo ao desenvolvimento dos futuros modelos eletrificados de produção.

A Audi é a primeira montadora de veículos a se comprometer em desenvolver um conceito de tração alternativo viável para o Rally Dakar, tornando-se novamente pioneira nos esportes motorizados. Em 2012, a Audi obteve a primeira vitória de um veículo de competição híbrido nas 24 Horas de Le Mans. O Audi R18 e-tron quattro permaneceu imbatível na mais importante prova de resistência do mundo três vezes em seguida.

 Por Marcus Lauria/Comunicação Audi do Brasil

error: Conteúdo protegido !!