Avaliação do Nissan Versa 1.6 Exclusive CVT 2021

A Nissan acaba de lançar a nova geração do seu sedan compacto Versa. O Autos Giros teve a oportunidade de conhecer o modelo na principal de suas quatro versões, a Exclusive, antes do seu lançamento, realizado nesta quarta-feira, 28 de outubro. E ele chega totalmente renovado, com novo design e novidades por todos os lados. O motor é o mesmo 1.6 16V de 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque da versão anterior, que continua garantindo uma condução leve e bastante eficiente. Exceto na versão de entrada, com câmbio manual, nas demais o propulsor é acompanhado pela nova geração do câmbio CVT.

CONFIRA O VÍDEO DO NOSSO PARCEIRO DO FAST CAR VIEW: https://www.youtube.com/watch?v=25y9f7cTV04&t=905s

Visualmente, o novo Versa traz de série a nova identidade da marca japonesa, com a grade V-Motion com acabamento cromado e, na versão Exclusive, faróis em LED com assinatura também em LED. Na lateral, a linha de cintura que vem descendente do farol traseiro, passando pelas duas maçanetas – na cor do veículo – e terminando sobre a caixa de roda dianteira. Este detalhe amplia a esportividade e a sensação de movimento do visual.

O sedan também traz retrovisores rebatíveis com luzes de mudança de direção integradas e também na cor da carroceria, além de rodas de liga leve e 17 polegadas na Exclusive. A traseira traz novas lanternas de série e manteve um dos principais diferenciais do modelo, que é o seu grande porta-malas. Além de ter aumentado em 22 litros, o compartimento de carga também tem acesso por botão na chave e nova abertura, ainda mais prática para grandes volumes.

E a evolução do Versa, que mesmo com as novidades no exterior – que inclui teto flutuante e antena tipo barbatana de tubarão nesta configuração – ficou com uma silhueta bastante parecida com a versão anterior, que continua no interior com novidades desde os bancos até o sistema multimídia.

Versão sedan do crossover Kicks

Mesmo com o visual externo bastante renovado, a maior diferença entre as duas gerações do Versa talvez ainda esteja no interior. Para começar, ele herdou diversas características do crossover Kicks, a começar pela partida por botão e pelo banco do motorista com a tecnologia zero gravity, que garante maior conforto ao dirigir. Além disso, o painel de instrumentos em TFT também vem do irmão (para as versões Advance e Exclusive), assim como o volante multifuncional e o próprio acabamento interno.

No centro, o novo Nissan Versa traz, nas versões Advance e Exclusive, o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, ele inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. conexão simultânea de dois equipamentos via bluetooth.

Na versão Exclusive o sedan traz também outro grande diferencial do Kicks (e que também já está presente na picape Frontier): o sistema de visão 360°, que mostra uma imagem “aérea” da área onde o veículo se encontra a partir de sensores localizados na dianteira, na traseira e nas laterais. Isto garante ainda mais praticidade e segurança na hora de manobrar ou de estacionar.

O banco traseiro também foi renovado, com novo acabamento premium na versão topo de linha. Ele conta com cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para três passageiros e sistema Isofix, além de ser rebatível, bipartido e contar com descansa-braço.

Mesmo com o aumento de dois centímetros no entre-eixos, os novos assentos traseiros, que também tiveram seu comprimento estendido para ampliar o conforto, fizeram com que o espaço para as pernas dos passageiros de trás – outra grande característica da versão anterior – perdesse alguns centímetros. No caso do passageiro que vai atrás do motorista a diferença ainda é um pouco maior por causa da tecnologia “zero gravity” que “encorpa” um pouco mais o assento do condutor. Nada, porém, que prejudique o conforto e a qualidade do renovado sedan.

Inédito alerta de objetos no banco traseiro

No quesito tecnologia, o Nissan Versa Exclusive traz o Nissan Intelligent Safety Shield, que inclui alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, alerta de tráfego cruzado, a visão 360° com detector de movimento e monitoramento de ponto cego.

Um dos diferenciais exclusivo das versões Advance e Exclusive do novo Nissan Versa é o alerta de objetos no banco traseiro, é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite alertas sonoros e no painel para avisar ao motorista que algo pode estar sendo esquecido.

Todas as configurações do Nissan Versa contam com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e auxílio de partida em rampa.

Preços e Versões

O novo Nissan Versa está disponível em quatro versões: a Sense (com câmbio manual) tem preço sugerido de R$ 72.990. Além desta, há também as versões Sense CVT (R$ 77.990), a Advance CVT (R$ 83.490) e a Exclusive CVT (R$ 92.990). No total são oito opções de cores: Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Branco Diamond, Branco Aspen, Azul Cobalto, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet (somente para a versão Exclusive).

Maior e ainda mais seguro

Um dos grandes diferenciais do novo Nissan Versa em relação à versão anterior, porém, é invisível. A parte mecânica foi totalmente modificada, a começar pela plataforma, que também é a mesma do Kicks, com as adaptações para as características de um sedan e o gosto do consumidor deste segmento.

A nova plataforma aumentou as dimensões do Versa, que agora tem 4.495mm de comprimento (2.620mm de entre-eixos) e 1.740mm de largura. Além disso, o veículo também ficou mais baixo, com 1.475mm de altura do solo, o que garante mais conforto e estabilidade, mesmo em velocidades mais altas.

A rigidez da coluna da direção aumentou 30% e tem uma relação estreita para fornecer respostas rápidas e giros estáveis, dando ainda mais controle em diversas situações da condução. Ao mesmo tempo, a nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas.

A suspensão traseira foi reforçada em sua estrutura e os batentes agora são de poliuretano para melhorar a resistência a cargas maiores. Com as modificações o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15% dando ainda mais estabilidade.

Consumo diferente do Inmetro

Em relação a consumo, o Nissan Versa manteve os bons níveis da versão anterior, tendo registrado, durante os testes realizados pelo Autos Giros, números superiores aos anunciados pela marca, baseados na medição do Inmetro. Enquanto na cidade, o instituto informa que o consumo quando abastecido com gasolina fica em 11,7 km/l, durante o percurso urbano da avaliação, a média ficou em 12,6 km/l. A maior diferença, contudo, foi no trecho em estrada, no qual o valor informado é 11,7 km/l, mas o registrado foram expressivos 16,5 km/l.

Avaliação

Importado do México, o novo Nissan Versa rodou mais de um milhão de quilômetros por estradas e ruas de todas as Américas antes de chegar ao mercado brasileiro. Com isso, além de deixá-lo mais ao gosto do consumidor brasileiro, a marca também buscou garantir a manutenção do sucesso do modelo, que atualmente é um dos seus três mais vendidos na América Latina.

Suas linhas, mais suaves que as do antecessor, formam uma silhueta moderna, atraente e esportiva, que também lembra a de um cupê. Com todas estas mudanças, o Versa na verdade se torna um novo carro, de um patamar premium dentro do segmento dos sedans compactos. O antigo Versa, agora V-Drive, passa a ser o modelo de entrada da marca neste segmento, que conta ainda com o sedan médio Sentra.

Lançado menos de uma semana depois de a Nissan ter completado 20 anos no mercado brasileiro, o novo Nissan Versa entra em pré-venda nesta quarta-feira (28) com condições especiais de financiamento. Ele deve começar a chegar às concessionárias a partir dos próximos dias e, segundo a marca, o foco das vendas estará nas versões superiores Advance e Exclusive, que deverão responder por 70% do total. A montadora também informou que trará 7000 unidades do modelo ao Brasil até o final de seu ano fiscal, que encerra no final de março.

O resultado de tudo isso é um sedan que mantém o alto nível de conforto e espaço interno do antecessor, ganhando muito tanto no visual quanto em tecnologia, segurança e praticidade. O pacote final do novo Versa aponta para um crescimento consistente da montadora no segmento, se tornando um sério competidor para concorrentes como o Volkswagen Virtus e o Toyota Yaris. (Por Daniel Jacques / Fotos: Marcus Lauria)

*FICHA TÉNICA:

Mecânica

Motorização 1.6

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            114     114

Torque (kgf.m)         15,5    15,5

Velocidade Máxima (km/h)           180     180

Tempo 0-100 (s)      10,7

Consumo cidade (km/l)      8          11,7

Consumo estrada (km/l)    10       13,9

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.475

Largura (mm)           1.740

Comprimento (mm)             4.495

Peso (Kg)      1.131

Tanque (L)    41

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        482

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!