Dívida de mais de R$ 55 milhões da Prefeitura de São João de Meriti ameaça coleta e tratamento de lixo da cidade

Com inadimplência do município equivalente a sete meses apenas em 2020, além
de outros débitos desde 2017, concessionária enfrenta colapso financeiro e pode
perder capacidade de pagar funcionários e fornecedores essenciais à operação
Diante de uma dívida da Prefeitura de São João de Meriti que, no total, alcança o patamar
de mais de R$ 55 milhões, a Mais Verde, concessionária de limpeza urbana do município,
pode ser forçada a reduzir a operação de coleta e tratamento de lixo por colapso
financeiro. A empresa se vê ameaçada de perder a capacidade de pagar salários, 13º e
benefícios aos funcionários, além de impostos e fornecedores, como os responsáveis pelo
combustível de caminhões de coleta e pela destinação final dos resíduos. Caso haja a
interrupção desses pagamentos, os impactos serão sentidos imediatamente nas ruas da
cidade.
Do total da dívida da Prefeitura, mais de R$ 30 milhões são referentes à inadimplência em
2020. Já os outros R$ 25 milhões, aproximadamente, referem-se a dívidas passadas, dos
exercícios dos anos de 2017, 2018 e 2019, que ainda não foram sanadas em sua totalidade
pela administração pública.
A concessionária enfrenta um colapso financeiro que pode se agravar na época das festas
de final de ano, quando a quantidade de lixo produzida pela população aumenta
exponencialmente. Sem os serviços da Mais Verde para a gestão de todos os resíduos
gerados nas casas e no comércio, a limpeza urbana da cidade pode ficar seriamente
comprometida.
Além do compromisso com o pagamento dos funcionários, a ameaça recai sobre a
circulação dos caminhões da Mais Verde, que cumprem rotas diárias transportando todo
o lixo do município. A falta de recursos pode impossibilitar o abastecimento da frota com
combustível.A área para onde o resíduo do município é levado é outra preocupação: a inadimplência da
Prefeitura pode gerar, em efeito cascata, a interrupção da prestação de serviços da
empresa responsável por tratar e dar uma destinação final segura ao lixo, em uma Central
de Tratamento de Resíduos com rígidos padrões de segurança ambiental.
Segundo a diretoria da Mais Verde, a situação prejudica todo o trabalho que a
concessionária vem realizando para manter a cidade limpa e prestar o melhor atendimento
à população, prezando pelo bem-estar dos munícipes e pelo meio ambiente. Desde 2017,
a empresa se esforça para contornar os empecilhos causados pela inadimplência da
Prefeitura, mas a perda crescente de capacidade financeira pode afetar decisivamente a
gestão de lixo do município.
Por dia, os funcionários da Mais Verde fazem a coleta de mais de 500 toneladas de lixo das
residências e dos estabelecimentos comerciais, além de varrerem cerca de 70 quilômetros
de ruas.

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