Avaliação do Honda WR-V 1.5 EXL CVT 2021

Com um novo design (desenvolvido na Tailândia), equipamentos inéditos e aprimoramentos em segurança em todas as versões e uma nova versão, a Honda apresentou em outubro passado o WR-V 2021, o modelo da marca japonesa que apresenta um design bem controverso teve suas linhas renovadas e ficou bem mais simpático.

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Buscando um melhor custo-benefício para o consumidor, a marca introduziu a versão de entrada LX, com menos equipamentos e um preço mais convidativo. Sendo assim o WR-V passa a oferecer três versões – LX (R$ 83.400), EX (R$ 90.300) e EXL (R$ 94.700) – nas seguintes cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio (perolizadas), além da nova cor Azul Cósmico Metálico. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Testamos por uma semana a versão topo de linha EXL.

Sendo o primeiro automóvel desenvolvido localmente pela Honda Automóveis do Brasil, o WR-V 2021 recebe seu primeiro face-lift, que foi desenvolvido na Tailândia. Na dianteira, o SUV traz uma nova grade frontal, com desenho horizontal e área cromada mais estreita, valorizando o logotipo da Honda ao centro.

Além dessas pequenas mudanças, o WR-V teve seu visual complementado pelas novidades em iluminação. Os faróis (nas versões EX e EXL) recebem design renovado e tecnologia de LED, que amplia a luminosidade. Os faróis de neblina, em todas as versões, ganham uma nova moldura, mais robusta, com lâmpadas em LED na EX e EXL. Todas as versões trazem luzes diurnas de rodagem em LED.

De traseira é possível perceber importantes mudanças. Um novo para-choque – com 67 mm a mais no comprimento – complementa o visual robusto. O modelo recebe ainda novas lanternas que reforçam as linhas do SUV, e iluminação em LED (nas versões EX e EXL). O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria.

O visual renovado recebe ainda o reforço das rodas de 16 polegadas, com um novo acabamento escurecido (nas versões EX e EXL), bem como uma nova cor para a carroceria, o Azul Cósmico Metálico.

Se por fora o WR-V ganhou um banho de loja, por dentro não foi diferente. Em todas as versões, o SUV traz bancos com revestimentos de alta qualidade, que valorizam o conforto interno. A versão avaliada possui bancos em couro, traz novas costuras na cor preta. O painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados, aumentando o refinamento interno do modelo.

O WR-V traz de série, em todas as versões, uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos Magic Seat. Ele permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. A versatilidade e ergonomia do modelo é complementada com a adoção de regulagem de altura e profundidade do volante, bem como do ajuste de altura do banco do motorista.

Na lista de equipamentos, desde a versão LX, o WR-V é equipado com ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos com setas integradas. O SUV traz ainda imobilizador, sistema de áudio com conexão Bluetooth e câmera de ré integrada, além de tapetes em carpete.

Entre itens de série a versão EXL possui ar-condicionado digital e automático touchscreen, que torna mais prático e eficiente o controle da temperatura interna, e central multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Traz ainda o apoio de braço no console central, painel bluemeter, volante revestido em couro e controle de cruzeiro. Além de paddle shifts para trocas sequenciais de marchas, sensores de estacionamento traseiros e sistema de áudio com dois tweeters adicionais aos quatro alto-falantes. Tem ainda bancos revestidos em couro, navegador GPS integrado ao sistema multimídia, retrovisores eletricamente rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiros e espelho interno fotocrômico.

Segurança também é prioridade no WR-V. A linha 2021 marca a introdução de aprimoramentos em segurança, com a adoção dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS) em todas as versões, como equipamento de série. O modelo também traz sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.

O modelo traz ainda seis airbags (frontais e laterais do tipo cortina)  freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas eventuais situações de colisão.

O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto. O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.

A mecânica permanece a mesma, o modelo ainda é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.

Em conjunto está a transmissão CVT com conversor de torque, proporcionando aceleração linear. Nas versões EX e EXL, o SUV traz Paddle Shifts para trocas de marchas. (Por Marcus Lauria – texto e fotos)

*FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     115

Torque (kgf.m)         15,3    15,2

Consumo cidade (km/l)      8,1      11,7

Consumo estrada (km/l)    8,8      12,4

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.599

Largura (mm)           1.734

Comprimento (mm)             4.068

Peso (Kg)      1.130

Tanque (L)    45

Entre-eixos (mm)     2.555

Porta-Malas (L)        363

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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