Guarda Municipal de Mesquita debate métodos de ação na cidade

 Com o intuito de melhorar o funcionamento da Guarda Municipal, os agentes de Mesquita passaram por uma palestra nesta quarta-feira, dia 23 de junho. A ideia foi aproveitar o conhecimento de outros guardas e órgãos da prefeitura para melhorar a qualidade do trabalho que é feito na cidade. Sendo assim, eles debateram temas como o cuidado com menores de idade, desacato e resistência à apreensão.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva e contou, ainda, com a presença de conselheiros tutelares. Liderando a palestra, o agente Castro esteve presente para frisar como se portar diante de medidas administrativas e crimes, de formas separadas, cada uma cumprindo com a sua particularidade e exigência.

“A Guarda já está habituada a fazer esse tipo de serviço, mas nós precisamos de eventos como este para rever algumas leis e procedimentos que mudam conforme o passar do tempo. Assim, nos mantemos atualizados e a guarda consegue prestar um serviço de melhor qualidade para a população”, explica o agente.

Além de prestar serviço para Guarda Municipal, o agente Castro tem em seu currículo o curso de formação de guardas em outros municípios e, por isso, ministrou a palestra. Em outras ocasiões, foram feitas também reflexões sobre questões jurídicas com a agente Paranhos, atual responsável pelo setor jurídico da GM.

Durante a reunião foram debatidos, também, o conceito do Estatuto da Criança e do Adolescente; os tipos de crimes que podem acontecer dentro das escolas; e como proceder para não constranger as crianças, além do Estatuto do Idoso.

 Conselho Tutelar

Para auxiliar no andamento da palestra, os conselheiros tutelares Luiz Carlos Lobato e Jorgina Andrade falaram sobre quando acionar o órgão. ”Todos os problemas que acontecem dentro de uma escola devem, primeiramente, ser resolvidos pela direção e pelo corpo técnico da Guarda. Isso só muda quando não houver sucesso nas tentativas de mudança”, explica Luiz.

O assunto levou ao debate, ainda, a necessidade de assistentes sociais dentro da própria unidade escolar. É na escola que nós mais identificamos os problemas. Afinal, eles têm esse primeiro olhar tanto da criança quanto da família, podendo identificar possíveis violações de direito”, explica Jorgina.

 Intercomunicação entre setores

Assim como a interação com o Conselho Tutelar, a Guarda Municipal agora funciona de forma integrada com outros setores da Prefeitura de Mesquita. Sendo esses a Educação, Saúde e Cultura, entre outros. Agindo, portanto, de forma direta nas unidades escolares e clínicas da família.

Atualmente, a Guarda Municipal também possui um telefone para dar suporte aos moradores 24h. Sendo assim, em caso de ocorrência, os interessados podem ligar para o número (21) 3589-8174 e realizar a denúncia.

error: Conteúdo protegido !!