Delegacia de Nova Iguaçu recupera mais de 100 telefones

Mais de 100 celulares roubados ou furtados, avaliados em mais de R$ 200 mil – foram recuperados pela 52ª DP (Nova Iguaçu) em 2021. O telefones foram devolvidos após a delegacia ter enviado mensagens às pessoas que usavam os celulares, avisando que os mesmos eram produto de crime.

Os celulares roubados e furtados são, posteriormente, vendidos para pessoas que muitas vezes não sabem da origem ilícita daquele produto. De acordo com o delegado titular da 52ª DP, Celso Gustavo Castello Ribeiro, responsável por criar o projeto, no momento em que os aparelhos são ativados por um novo usuário, a equipe da delegacia faz contato avisando que o telefone foi roubado ou furtado e pede a devolução do produto.

Quem não devolver o aparelho pode acabar respondendo pelo crime de receptação. O envio das mensagens é feito com autorização da Justiça.

– A mensagem pede que a pessoa vá até a delegacia em até 24 horas com a nota fiscal que comprove a aquisição lícita do equipamento. Quem não devolver o aparelho corre o risco de ser preso em flagrante pelo crime de receptação. Todos os celulares recuperados são devolvidos aos donos – conta Celso Gustavo Castello Ribeiro. A veracidade da mensagem pode ser confirmada por meio das redes sociais da Polícia Civil. – Nós não marcamos encontros em lugares públicos, como praças e shopping centers. A pessoa é chamada a comparecer à própria delegacia, o que dá legitimidade ao aviso.

O delegado alerta que para evitar se ver diante de uma situação como essa, é fundamental verificar a procedência dos produtos que comprar, procurar lojas e sites com boa reputação e exigir nota fiscal.

– Esse é o típico caso em que o barato sai caro. A pessoa acha que está fazendo uma economia ao adquirir um celular mais barato, mas acaba ficando sem o dinheiro e sem o aparelho – alerta.

O setor de roubos e furtos de celulares da 52ª DP vem funcionando como um projeto-piloto da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A metodologia já foi apresentada para equipes de outras delegacias e a expectativa é que, em breve, a iniciativa venha a ser repetida em outros pontos do estado.

error: Conteúdo protegido !!