COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 10/07/2021

O ELÉTRICO CHEVROLET BOLT E/V PREMIER

Muitas montadoras já decidiram que a partir de 2030 não vão mais produzir carros com motor a combustão e, apesar de alguns combustíveis alternativos estarem em estudos, o carro elétrico está na frente. Eu sei que o preço destes carros elétricos e alto e um problema que sempre existiu é a autonomia da bateria que está melhorando. A gente não se dá conta de como o tempo passa rápido e eu conferi que a minha primeira experiência com um carro elétrico foi a quase 25 anos.

Foi em Detroit – USA com um Saturn EV1, marca da GM, primeiro veículo elétrico a ser colocado a disposição do público através de leasing. Já andei em vários elétricos e agora tive a oportunidade de acelerar o Chevrolet Bolt E/V Premier que é um hatch compacto, 4 portas, com desempenho de esportivo.

Ele tem um motor elétrico que desenvolve 203 cavalos e torque de 36,7 Kgfm. Carro elétrico é fácil de dirigir porque tem apenas uma alavanca no console. Nela se escolhe em ir para frente, dar marcha ré ou deixar o carro na posição de estacionamento.

Como ele não troca as marchas todo torque vai direto e a arrancada é absurda para um carro compacto. Faz de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. Como o motor não faz barulho é comum as pessoas não perceberem quando o carro já está ligado mas, por segurança, para colocá-lo em marcha a alavanca do console só se movimenta apertando um botão que fica em sua lateral.

Com este desempenho andar com o Bolt é muito divertido. No trânsito, em pistas mais fluídas ou subindo um serra é só pisar no acelerador que o carro vai embora. Eu me dei ao luxo de me divertir em três caminhos de montanha e cheios de curvas no Rio de Janeiro, Alto da Boa Vista, Estrada das Canoas e Estrada do Joá, e o desempenho é de um carro realmente esportivo.

Esse motor de 203 cavalos empurra muito os 1.600 kg do Bolt que também tem uma boa estabilidade. Os freios são bons e regeneram energia. Seu conjunto de baterias de Li-ion tem capacidade para 66 Kwh proporciona uma autonomia de aproximadamente 400 km. Essa bateria (288 células) tem garantia de 8 anos ou 160.000 KM e no carregador ultra rápido carrega para até 160 km em 30 min.

Se ligar numa tomada caseira de 220vcom o cabo que vem com o carro, carrega em 1 hora para andar 10 km. Tudo é monitorado na tela da central multimídia de 10,2” onde uma janela informa sempre a energia utilizada e a quilometragem rodada após a última carga. Nessa central multimídia sensível ao toque é monitorada a câmera de ré e uma imagem 360º do carro com ótima qualidade.

Já no painel de instrumentos eletrônico com tela de 8” se confere os dados do computador de bordo, energia regenerada e as informações de sempre menos o tradicional conta-giros que não precisa, é claro

As rodas são de 17” com pneus Michelin Self Seal que tapam o buraco automaticamente. Na segurança destaque para os 10 air bags além de todos os sistemas já encontrados nos outros carros da Chevrolet. 

Chevrolet Bolt Premier é super completo, tem interior com bancos de couro, ótimos materiais de revestimento, ótimo acabamento, bons porta-objetos e um ótimo porta-malas de 478 litros. 

Importado dos Estados Unidos seu preço é R$275.100. O mundo será tomado pelos carros elétricos que a cada dia tem mais autonomia e tendência é que eles tenham seu preço reduzido.

RENAULT CAPTUR 2022

A Renault apresentou o seu SUV Captur 2022, O design foi renovado e agora todas as versões vem com o novo motor 1.3 turbo, flex, desenvolvido em conjunto com a Daimler, que desenvolve 170 cavalos e tem 25 kgfm de torque. É o mesmo motor que equipa os Mercedes-Benz GLA e GLB.

O câmbio é o X-Tronic CVT e a direção agora é elétrica e tem ajuste de altura e profundidade. O Captur 2022 será comercializado em 3 versões: Zen R$124.490; Intense R$129.490 e Iconic R$138.490. Quando anadr com o carro trarei mais detalhes e o desempenho. Aguarde.

CAOA CHERY PASSA DOS 15 MIL NO 1ª SEMESTRE

Com novos produtos e sempre sendo arrojada em suas campanhas publicitárias CAOA Chery continua fazendo suas vendas crescerem e no primeiro semestre de 2021 superou os 15 mil veículos emplacados. Colecionando ótimos resultados, a marca comercializou 3.183 veículos em junho e se manteve na 10ª posição no ranking das montadoras nacionais.

O resultado é igual ao alcançado em maio e 207% superior ao mesmo período do ano passado (1.037). Já a participação de mercado ficou em 1,88% no último mês, maior índice mensal desde que a marca foi lançada, há pouco mais de três anos. 

No acumulado até junho, na categoria de SUVs, os utilitários esportivos da CAOA CHERY foram destaque. O Tiggo 5x aparece na 13ª posição, enquanto o Tiggo 8 é o 15º colocado.

VAN CAMPEÃ DE VENDAS DA FORD EM BREVE NO BRASIL

A Ford comemorou 1 milhão de vans Transit produzidas nos Estados Unidos desde o seu lançamento, em 2014, e mais um semestre na liderança do segmento, posição que mantém desde 2015 naquele mercado. 

Líder de vendas também na Europa, a Ford Transit é um sucesso global com mais de 10 milhões de unidades produzidas no mundo. Em breve, a linha começará a ser produzida também na América do Sul para atender o mercado da região.

CARROS DA NISSAN PODEM FICAR MAIS COLORIDOS

Agora é possível iluminar o interior ou mesmo ter iluminação externa nos modelos da linha Nissan vendida no Brasil. A área de pós-vendas da marca japonesa disponibilizou duas novidades, que podem ser adquiridas em quaisquer uma das 180 concessionárias autorizadas pelo país, e que vão dar aos veículos um toque pessoal e diferenciado.

São os conjuntos de iluminação interna e externa. Com o Kit de Iluminação Interna Nissan, os habitáculos do Novo Nissan Kicks, Novo Nissan Versa, Nissan Frontier, Nissan V-Drive e Nissan LEAF podem ser personalizados com sete cores.

A pessoa pode selecionar a preferida por meio de um botão dedicado. Tem preço sugerido ao cliente de R$ 518,58.

NÚMEROS DA ANFAVEA

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) em junho foram comercializados 182.550 automóveis e comerciais leves, 11.400 caminhões e 1.400 ônibus. Foi o melhor mês de junho para a venda de caminhões desde junho de 2013.

Com isso o fechamento do primeiro semestre de 2021 foi um pouco aquém do que previa a indústria automobilística, muito em função da crise global de fornecimento de semicondutores, materiais usados em todos os componentes eletrônicos que equipam os veículos.

De acordo com os números divulgados 1.148.500 autoveículos deixaram as linhas de montagem no primeiro semestre do ano, 57,5% a mais que os 729 mil do mesmo período do ano passado, quando todas as fábricas passaram por paradas de até dois meses.

Numa comparação mais justa, com o primeiro semestre de 2019 (antes da pandemia), houve uma retração de mais de 300 mil unidades, ou 22%.

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