Expresso Rubro-Negro chega à Nova Iguaçu

A segunda edição do projeto, que visa promover o esporte por onde passa, aconteceu na Vila Olímpica de Nova Iguaçu Davi Boechat/Jornal de Hoje

A segunda edição do projeto, que visa promover o esporte por onde passa, aconteceu na Vila Olímpica de Nova Iguaçu
Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje

A tarde de ontem foi marcante para centenas de jovens atletas iguaçuanos. A quadra da Vila Olímpica, no Centro de Nova Iguaçu, foi palco para a segunda edição do projeto Expresso Rubro-Negro, que consiste em uma exposição da ginástica rítmica para crianças e adolescentes. Com apresentações, oficinas e momentos para perguntas, os atletas renomados do Clube de Regatas do Flamengo compartilharam com alunos da rede municipal de ensino e atletas praticantes da ginástica artística, fundamentos da modalidade esportiva, histórias e experiências.
A medalhista Luísa Parente, 42 anos, uma das precursoras da ginástica no Brasil detém um currículo que pode ser tirado como referência para quem está começando. Foi campeã estadual, brasileira e sul-americana em todas as categorias. Ela também ficou entre as 36 finalistas nas Olimpíadas de 1988, que aconteceram na Coréia. Hoje, toda a vivência dos 36 anos de ginástica artística (Luísa começou com 6 anos) está dedicada à formação de jovens atletas, já que está atuando como gerente de Esportes Terrestres do Flamengo. Para ela, o Expresso Rubro-Negro é uma grande oportunidade de ‘fisgar’ as crianças para iniciação no esporte. “Quando comecei, já tinha identidade com o esporte. Mas, não é com todo mundo que isso acontece. Eu imagino que quem inda não tem, vai ser despertado. Esse é um dos nossos objetivos”, disse Luísa, esperançosa no surgimento formação de novas atletas.
Marcelo Azeredo, 49 anos, atua no fomento à prática da ginástica rítmica em Nova Iguaçu há 15 anos, quando fundou o Núcleo de Ginástica Olímpica Marcelo Azeredo. Desde então, Marcelo tem formado jovens de diversas idades para a prática do esporte. Para ele, a modalidade está ganhando mais espaço na região nos últimos anos, e projetos como o Expresso Rubro-Negro e Copa Iguaçu de Ginástica Olímpica colaboram para isso. Mas, de tudo, o mais importante é a satisfação de fazer parte desse trabalho. “Ver meus alunos treinando e fazendo atividades com atletas de alto nível, como Jade Barbosa e Rebeca Andrade, é uma grande emoção. Quando a Luísa entrou em contato comigo querendo trazer para Nova Iguaçu o projeto, nos animamos em fechar a parceria e fazer com que ele acontecesse”, comemorou Marcelo.
Adriano Santos, secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, tem sido auxiliador da expansão da ginástica em Nova Iguaçu. Ele reitera o caráter promocional do evento, que pode ajudar no fortalecimento da modalidade na região. “Os alunos da rede municipal e ginastas do Núcleo Marcelo Azeredo estão podendo ver de perto campeãs e essa proximidade mostra que se elas conseguiram, eles também podem conseguir, desde que tenham empenho.”

Jade foi atração à parte

Ginasta disse que o esporte foi uma forma de ocupar o tempo ocioso Davi Boechat/Jornal de Hoje

Ginasta disse que o esporte foi uma forma de ocupar o tempo ocioso
Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje

Jade Barbosa, integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina. Ela fez parte da equipe nacional que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de 2008. Pertence também a atleta a primeira medalha na disputa do concurso geral em um Campeonato Mundial e a melhor classificação individual geral em uma edição olímpica. Jade foi uma das atletas enviadas pelo Flamengo e despertou a atenção de todos. No momento da sabatina realizada pelos atletas, foi a mais cotada e, com a procura e crianças no fim do evento, teve dificuldades para sair da Vila Olímpica.

Por: Davi Boechat (davi.boechat@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!