Ateliê Fenig divulga a sua programação para o mês de agosto

Dia 16/08 –Oficina de produção de peça com papel artesanal

Dia 23/08 –Oficina com feltro

Dia 30/08 –Oficina de ecobiju

Horário – 14h

Local – Galeria de Artes Fenig – Rua Governador Portela, 812, Centro

Inscrições gratuitas pelo Sympla – somente para artesãos cadastrados no Programa Municipal

Um mês de agosto inteirinho dedicado às oficinas de artesanato no Ateliê Fenig. Sempre às segundas-feiras, a partir das 14 horas, vamos reunir profissionais do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu em atividades de integração, aprendizado e troca de experiências técnicas. Os encontros serão realizados na sede da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, na rua Governador Portela, 812, no Centro do município, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Nesta segunda-feira (09), a oficina será de transformação de bituca de cigarro em papel artesanal. Nas próximas semanas, a Fenig vai divulgar os links de inscrição para as outras oficinas. Os artesãos cadastrados na Fundação e interessados nessa oficina podem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/segunda-feira-criativa—-transformando-bitucas-de-cigarro-em-papel__1304282

Desde o momento em que foi implantado em outubro de 2020, o ATELIÊ FENIG criou um grande interesse. Dentro da fundação, o espaço é uma troca de conhecimento entre artesãos com oficinas de técnicas de criação e aprendizado de exposição de seus produtos.

“Realizamos oficinas muito produtivas no Ateliê Fenig. Criamos esse espaço para integração dos profissionais do artesanato. Essa troca de conhecimento e técnica amplia o leque de oportunidades de empreender e produzir mais renda para as famílias”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A Fundação realizou a primeira oficina no Estado de criação de papel artesanal a partir de guimbas de cigarros coletadas pelos equipamentos específicos para essa reciclagem instalados na cidade pela Emlurb em parceria com a empresa paulista Poiato Recicla na criação de matéria prima para o artesanato. Artesãos cadastrados na Fenig e professores da Secretaria Municipal de Educação participaram da oficina realizada neste mês de julho no Patronato.

O Programa Municipal de Artesanato é uma das principais realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.  Ações vitoriosas que fortaleceram o trabalho dos artesãos da nossa Cidade. Hoje são mais de 2.000 profissionais fortalecendo o desenvolvimento humano, com geração de trabalho e renda, o sustento para centenas de famílias.

Além de criar espaços de trabalho integrados com os artesãos, a FENIG fornece cursos e oficinas e diversas ações de formação continuada que ajudam os artesãos a alavancar seus negócios em espaços físicos e no mundo digital. Além dos cursos na Casa da Inovação e das palestras e seminários presenciais, na pandemia produzimos diversas lives para apoiar os artesãos no período do isolamento. As lives foram um meio eficaz de manter os profissionais atualizados e fortalecidos pelo conhecimento de novos caminhos para continuar vendendo seus produtos nos meios digitais.

São cinco feiras de artesanato: Praça Rui Barbosa, Praça Antônia Flores, Morro Agudo, Km32 e Praça da Bíblia, em Miguel Couto. Um espaço fixo, o Kiosque das Artes, em Morro Agudo, também está em atividade. Além disso, a FENIG conseguiu descontos em diversos estabelecimentos parceiros da Fundação para artesãos cadastrados no Programa. Os artesãos têm uma carteirinha que fortalece sua referência profissional e também têm espaço permanente em vários eventos sociais, culturais e esportivos da Cidade como a Feira Iguassú, Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer de Mama e a Corrida da Longevidade.

error: Conteúdo protegido !!