Os alunos praticaram judô e esgrima no Ginásio Esportivo Valdir Pereira, o Didi
Foto: Rafael Barreto/PMDC
A Vila Olímpica de Duque de Caxias recebeu n sábado (17) mais de dois mil estudantes e moradores que participaram de atividades esportivas que serão disputadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do ano que vem. A 9ª edição do Festival Esportivo Transforma promovida pelo Comitê Rio 2016 e a Secretaria de Estado de Educação contou com apoio da prefeitura, através das secretarias de Educação e Esporte e Lazer. Também mobilizou equipes das secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Guarda Municipal, de Saúde com ambulância do SAMU, além de alunos de educação física da Unigranrio que trabalharam como voluntários.
Durante o Festival Esportivo realizado das 8h às 13h alunos de 32 escolas dos quatro distritos praticaram várias modalidades esportivas e de oficinas ministradas por profissionais. Atletismo, badminton, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima, futebol de cinco, ginástica rítmica, goalball, golfe, handebol, judô, levantamento de peso, rúgbi, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis, tiro com arco, vela, voleibol e voleibol sentado, foram algumas das modalidades oferecidas pelos organizadores.
O secretário municipal de Educação Marcos Villaça chegou cedo à Vila Olímpica e percorreu todos os espaços e conversou com os estudantes que demonstravam interesse pelos jogos que serão disputados no ano que vem nas Olimpíada e Paraolimpíada. No campo de futebol da Vila Olímpica ele posou com alunos da rede municipal de ensino ao lado dos mascotes, Vinícius e Tom.
“É um momento único para nossos alunos que estão conhecendo de perto as modalidades que serão disputadas nas olimpíadas, além de participarem da história da solidariedade e de grupo e um pouco da filosofia olímpica”, disse Marcos Villaça, que estava acompanhado do subsecretário de Educação Moisés Amora da Silva.
Medalhistas Sandra e Jaqueline foram atrações
O Festival Esportivo Transforma contou também com as atletas olímpicas do vôlei de praia Sandra e Jaqueline, as primeiras mulheres brasileiras a conquistarem uma medalha de ouro nos jogos de Atlanta na estreia como modalidade olímpica.
O que também chamou a atenção do público na Vila Olímpica foi a réplica da tocha olímpica. Centenas de adultos e crianças posaram ao lado do símbolo que vai percorrer muitos estados carregada por atletas olímpicos e paraolímpicos.
“Maravilha! Meus filhos só conheciam essas modalidades pela televisão. Eles estão adorando esse momento que vai ficar sempre na lembrança”, disse um morador da Vila São Luiz que chegou cedo a Vila Olímpica com os filhos de 6 e oito anos.
O objetivo do programa Festival Esportivo Transforma é fortalecer o papel do jovem como agente de transformação, criando oportunidades para os estudantes vivenciarem os valores Olímpicos e Paraolímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se no maior evento esportivo do mundo.