Visão Geral – 21/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Começará nesta quarta-feira (21), o projeto ‘Bom Dia, Trabalhador’, uma parceria da Prefeitura de Mesquita com a SuperVia. O lançamento oficial acontecerá às 6h, na estação ferroviária do Centro da cidade caçula da Baixada. Inicialmente, serão distribuídas 2 mil refeições matinais por dia, compostas por café, leite, pão com manteiga e uma fruta. Boa!

 

Bola Murcha

Um aposentado de 65 anos contou à coluna que na última sexta (16), saiu de casa às 4h30 e entrou na fila da Policlínica da Rua Dom Walmor, em Nova Iguaçu, para marcar consulta com o cardiologista, uma hora depois. “Peguei o número 36, esperei, e quando cheguei ao balcão a moça disse que eu estava marcado para 31 de março de 2016”. Fecha o pano.

 

Daniele Guerreiro participa
da ‘Roda de Conversa’

151020 H41O Outubro Rosa é uma iniciativa mundial que visa alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para conscientizar a população, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj (CDDM), a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), promovem um ciclo de palestras para debater e refletir sobre a saúde da mulher. Os debates são abertos ao público com emissão de certificado de participação. A Deputada Daniele Guerreiro, do PMDB (foto), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, participou ontem da mesa redonda com o tema “Desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de câncer após o tratamento”. Nesta sexta, dia 23, a pauta será “Violência Obstétrica: reflexões”. “As mulheres precisam se informar sobre a importância de realizar o exame de colo de útero e da mamografia. Quanto mais rápido for detectado um câncer, aumentam as probabilidades de cura”, destaca a deputada.

 

 

 

 

Chambarelli & Cia

No domingo passado, o líder do Governo Bornier na Câmara de Nova Iguaçu, Carlão Chambarelli, resolveu dar uma esticada até o Estádio Joel Pereira, para ver a vitória do BNH sobre o Miguel Couto, por 3 a 1, ao lado de seu colega de Legislativo, Carlinhos Presidente. Carlinhos é o mandatário máximo do Miguelão e recepcionou Chambarelli efusivamente. Valeu até sessão de fotos dos dois ao lado do secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, e do presidente da Liga de Desportos da cidade, Luiz Carlos Pina.

 

Quaquá vive problemas

Apesar da visibilidade positiva na mídia – recentemente ele concedeu entrevista ao jornal O Dia ameaçando até processar a Petrobras – o prefeito de Maricá e presidente do PT estadiul, Washington Quaquá, não passa bons momentos na cidade que governa. Uma fonte da coluna manda dizer que a Educação e a Saúde vão mal das pernas por lá e o ‘vermelhinho’, sistema de transporte gratuito tem sofrido derrotas na Justiça e funciona limitado, ou seja, só nas periferias do município.

 

TCU de novo

O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu sugestão do líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado (GO), e vai realizar auditoria para apurar causas e consequências do aumento da dívida interna federal no período de 2011 a 2014. O documento também traz questionamentos sobre operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com títulos públicos. De acordo com o parecer do ministro do TCU, Raimundo Carreiro, a ação é necessária porque “em vista da condução da política fiscal expansionista, a dívida pública ganhou uma trajetória de crescimento preocupante”.

 

Ministro volta a defender CPMF para a saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, voltou a defender ontem que parte dos recursos arrecadados com o possível retorno da Contribuição Provisória por Movimentação Financeira (CPMF) seja destinada à saúde. “Estamos lutando para que a CPMF seja aprovada, mas, para nós, no Ministério da Saúde, é indiferente que se chame CPMF ou outro nome. O que nos interessa é a compreensão de que há um subfinanciamento da saúde no Brasil e que nós precisamos de mais recursos”, afirmou Castro, em entrevista coletiva.A proposta de Castro é que os recursos arrecadados por meio de um novo tributo sejam destinados ao que chamou de seguridade social, com uma parcela para a saúde, enquanto o governo defende a aplicação do dinheiro na Previdência Social.

 

Corte ‘sem dó’ no
Bolsa Família

Senadores da base aliada e até mesmo da oposição reagiram à intenção de se fazer cortes ao programa Bolsa Família no Orçamento de 2016. Há duas semanas, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator da peça orçamentária, disse que iria cortar “sem dó” programas sociais, entre eles o Bolsa Família. Ontem, em reunião no Palácio do Planalto, Barros avisou ao ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, que poderá cortar até R$ 10 bilhões dos R$ 28,8 bilhões previstos no programa.

 

Corte ‘sem dó’ no
Bolsa Família (2)

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, defendeu enfaticamente cada centavo do programa de transferência de renda, que, nesta quarta-feira (21), completa 12 anos. O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que o programa é “quase um mantra” para a gestão petista e que há outros ajustes no Orçamento que podem ser feitos. “O esforço será para manter o Bolsa Família”, destacou.

 

Corte ‘sem dó’ no
Bolsa Família (2)

Integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) avaliou que, no momento de recessão econômica que repercute na queda de arrecadação dos entes federados, os pagamentos de benefícios previdenciários e o Bolsa Família são as duas principais fontes que garantem a economia dos municípios. “O INSS e o Bolsa são os arrimos de família das cidades”, disse Walter, que adiantou votar contra a proposta de Barros, caso seja levada adiante.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!