
Foto: Caru Ribeiro
A Incubadora Rio Criativo – uma realização da Secretaria de Cultura que integra empreendedores, investidores, mentores, universidades e empresas para fortalecer a Economia Criativa do Estado do Rio – celebrou ontem a chegada e o início do processo de incubação de 16 novas empresas, na Praça Onze, no Centro do Rio.
Na ocasião, também será inaugurado o Balcão de Crédito – Crédito Cultura RJ e serão lançados dois editais: para a Ocupação do Coworking Rio Criativo e de implementação do Lab Rio Criativo. “Repensar o modelo econômico do Rio de Janeiro para o século 21 significa, necessariamente, investir nos setores da Economia Criativa. Através do Rio Criativo, a secretaria reforça a expressiva vocação cultural do estado, a capacidade de formar e atrair talentos e sua condição como um dos principais territórios criativos no Brasil”, disse a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.
São 16 empreendimentos de setores como moda, audiovisual, games, arquitetura, gastronomia, produção de conteúdo para web e aplicativos que iniciam um processo de incubação por um ano e meio. Elas se unem a um time vencedor: a primeira geração de empresas incubadas da Incubadora Rio Criativo aumentou o faturamento total de R$ 1 milhão para R$ 10 milhões, ao final do processo de incubação, em 2014. Além disso, foram criados, nesse ciclo, 73 postos de trabalho diretos e 358, indiretos.
O Rio Criativo funciona em um espaço de 2.000 m2, onde são oferecidas atividades de apoio e geração de negócios para empresas, além de atividades para cinco mil agentes culturais de 92 municípios.