Jornalista que viveu em Nova Iguaçu lança seu livro Vida Tênue

Desengavetar palavras escritas nalgum ponto do caminho é um processo que pode ser realizado em qualquer momento da vida. Mas pode não acontecer nunca. O jornalista Luciano Villalba Neto, que passou a infância e adolescência em Nova Iguaçu e hoje mora em Brasília passou por esse processo. Foi como estudante do então Instituto Iguaçuano de Ensino que o adolescente começou a escrever poemas e engavetá-los. É possível encontrar alguns desses textos em folhas manuscritas ou datilografadas e amareladas guardados em pastas na casa do autor ou espalhados pela internet. Mas, em 2020, nasceu mais um artista da palavra nasceu.

O primeiro livro do escritor nascido em Rio Claro/RJ, terra do poeta Fagundes Varela, é intitulado Vida Tênue e trata de lendárias ações de nobres guerreiros que se desgastaram enfrentando duras batalhas tendo por inimigo o fio tênue que separa a vida da morte. A apresentação é da professora aposentada de Letras da Universidade de Brasília e maior incentivadora do autor para a concretização do projeto, Hilda Lontra. A obra se dá em um livro híbrido. Como gênero análogo ao épico, tem-se um expositor dos fatos, pretendendo a objetividade ao contar o ocorrido antes, durante e depois dos eventos; por outra dimensão, assemelhado ao gênero lírico, emerge em eu que expõe, sem mesura, os sentimentos  decorrentes do relatado. Com tal estrutura, singulariza-se Vida Tênue, como obra literária invulgar.

Hilda Lontra destaca a polifonia e a sensibilidade do discurso lírico, o caráter jornalístico do texto épico e o enraizamento na conjuntura do final de 2020 para convidar o leitor a conferir a obra. O Vida Tênue foi publicado em fevereiro de 2021 pela Editora Art Letras de Brasília, onde vive o autor atualmente.

Luciano Villalba Neto relata a experiência de escrever e publicar o primeiro livro. “Juntar o aprendizado da saúde coletiva, do tempo de militar temporário e do jornalismo foi a congruência ideal para poder conversar, diuturnamente, tanto com profissionais que cuidavam dos meus pais no Hospital das Forças Armadas como com gente de todas as religiões que oravam, rezavam, faziam preces, pensavam positivo e fazer dessa experiência minha primeira publicação foi uma terapia que cuidou de mim”, conclui o autor.

O artista da palavra enfatiza que o fato de ser reconhecido como poeta por uma especialista com mais de 50 anos de dedicação à Literatura e à Poesia foi o divisor de águas entre o engavetamento e a primeira publicação. O Vida Tênue é composto por com quase 60 poemas inéditos, criados entre março e agosto de 2020, e que, segundo o autor, é um livro híbrido que relata uma vitória da esperança.

O livro Vida Tênue pode ser adquirido pelo Whats app da Livraria Vozes: (24) 99271-4870 com entrega pelos Correios para todo o Brasil.

error: Conteúdo protegido !!