Saúde e Beleza – 22/10

OdontoSesc faz parada em Nilópolis

A saúde começa pela boca. Apesar da frase clichê, muitas pessoas ainda não têm acompanhamento odontológico adequado. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 90% da população tem cáries.Um dos motivos para essa baixa procura é a condição financeira da família, que responde por 20% dos casos da não procura ao especialista.
Para melhorar estes números, no próximo dia 27 (terça-feira), a unidade móvel do Sesc atenderá durante três meses pacientes que procuram tratamentos odontológicos, na Vila Olímpica de Nilópolis, na Baixada Fluminense, a partir das 9h.O OdontoSesc acontece desde 2001 no Rio de Janeiro e atende pessoas com renda mínima de até três salários mínimos, com tratamentos gratuitos como remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, além de obturação e extração caso necessário, após avaliação.
Para a coordenadora do Odontosesc, Taís Feris, a unidade móvel não tem apenas a função curativa, mas de levar educação e saúde aos menos favorecidos. “A proposta do Odontosesc é de levar educação e saúde para as comunidades. Não é um trabalho meramente curativo é um trabalho de educação e saúde”, explicou.
Segundo Taís, cerca de 500 pessoas são atendidas pela OdontoSesc por semana e no dia da inauguração, esse número triplica. “Há um estudo prévio para a escolha dos locais.” É feito um estudo do índice de desenvolvimento humano, do acesso aos cuidados de saúde e de como a saúde pública atende essa população. “Fora isso, nós precisamos ter parceria da Prefeitura e Secretaria da Saúde”, analisou.

 

Como prevenir e combater a celulite

Além de praticar exercícios regularmente, apostar em tratamentos específicos e cremes auxiliares, cuidar da alimentação é essencial para evitar o aparecimento e até mesmo combater a celulite. Para aprender a manter um cardápio que extermina os terríveis furinhos, conheça os alimentos amigos e inimigos da celulite.
A cafeína, por exemplo, quando ingerida, provoca o endurecimento das artérias e aumentam os níveis de insulina, fazendo com que os açúcares sejam armazenados como gordura no organismo. O sal, o sódio presente no alimento faz com que o corpo retenha mais água, provocando o aparecimento de celulite. O açúcar também, além de ser transformado em gordura, ele realiza um processo metabólico que endurece o colágeno, fazendo com que a pele perca firmeza e promova o aspecto de casca de laranja.
Para combater a celulite, existem alimentos os quais fortificam os músculos, tais quais: O abacaxi que tem propriedades anti-inflamatórias. O chá verde, celera e ativa gordura metabólica, evitando que elas fiquem acumuladas no fígado ou os vasos sanguíneos. Folhas verdes escuras, como a rúcula e espinafre, por exemplo, melhoraram a circulação e desintoxicam o organismo. Esses tipos de verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce. Além de outras frutas e legumes que ajudam a combater esse “monstro” feminino.

error: Conteúdo protegido !!