Sinal verde para a joint venture Bugatti Rimac

Porsche, Bugatti e Rimac estão escrevendo um novo capítulo na história da indústria automotiva. Em 1º de novembro, menos de quatro meses depois de anunciar pela primeira vez, um dos projetos de cooperação mais interessantes do mundo do automobilismo começou a fazer negócios sob sua nova estrutura. A joint venture Bugatti Rimac terá sede em Sveta Nedelja (Croácia). Seu CEO será o pioneiro do hipercarro elétrico Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili. A Porsche AG terá um papel importante como parceiro estratégico. O Presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume, e o Vice-presidente e Membro do Conselho Executivo responsável pelas Finanças, Lutz Meschke, farão parte do Conselho de Supervisão. A Bugatti Rimac será propriedade do Grupo Rimac (55%) e da Porsche AG (45%). No âmbito de joint venture, a Bugatti e Rimac Automobili continuarão a operar como marcas e fabricantes independentes e manterão suas respectivas unidades de produção seus canais de distribuição em Zagrebe (Croácia) e em Molsheim (França).

O atual CEO da Bugatti, Stephan Winkelmann, deixará seu cargo em 31 de outubro de 2021 para se concentrar em seu papel como presidente da Lamborghini. “Esta fusão é a solução perfeita para todos os envolvidos. Juntos, formamos uma poderosa empresa automotiva,” diz Oliver Blume. “Conseguimos agregar valor à prestigiosa e tradicional marca Bugatti, orientando-a mais para o futuro. A Bugatti simboliza charme e paixão; A Rimac é uma empresa inovadora com considerável expertise técnica. Gostaríamos de agradecer a Stephan Winkelmann por sua contribuição excepcional. Ele fez um ótimo trabalho.”

Além de Mate Rimac, a nova equipe administrativa inclui o ex-gerente de produção e codiretor administrativo da Bugatti Automobiles, Christophe Piochon. Piochon se tornará o Diretor de Operações da empresa conjunta. A produção continuará no local estabelecido em Molsheim, Alsácia, há muitos anos que é mundialmente conhecido por seu perfeccionismo e excelência em design e artesanato. Larissa Fleischer será a Diretora Financeira. Mais recentemente, ela foi diretora de controle da Porsche para digitalização e desenvolvimento de novos modelos de negócios. Emilio Scervo, anteriormente engenheiro-chefe da McLaren, assumirá o cargo de Diretor de Tecnologia. “Estou convencido de que em nossa equipe de gestão reunimos a combinação perfeita de experiência e expertise, inovação e espírito de equipe,” diz Lutz Meschke. “Portanto, estou extremamente otimista e, porque o projeto é tão caro ao meu coração, continuarei a dar meu apoio total e fervoroso.”

Internamente, na Porsche, a joint venture era conhecida como Operação Rush. “Conforme o nome, tudo foi extremamente rápido,” explica Meschke. A Porsche tornou-se uma das partes interessadas na Rimac em 2018 e tem aumentado constantemente seu envolvimento desde então. “Nossa rede de investimentos estratégicos está alcançando um resultado satisfatório. Para começar, foi necessária muita persuasão em várias áreas. A tarefa final foi superar os últimos obstáculos organizacionais. As equipes de Zagrebe, Molsheim, Wolfsburg e Stuttgart trabalharam muito e, certamente, levarão a nova empresa a um futuro brilhante,” afirma Meschke.

O lançamento da joint venture Bugatti Rimac é mais um grande passo para o futuro CEO, Mate Rimac, apenas doze anos após sua start-up ter sido fundada em uma garagem. “Estou honrado por liderar esta nova fusão e começar o que sem dúvida será um novo capítulo de sucesso, revolucionário e emocionante para todos,” diz Mate Rimac. “É difícil encontrar uma combinação melhor do que Rimac e Bugatti. As operações aceleradas e habilidades de eletrificação da Rimac são o complemento perfeito para a excepcional herança e habilidade artesanal da Bugatti. Fiquem ligados para projetos verdadeiramente extraordinários no futuro.”

A Bugatti Rimac tem sua sede em Sveta Nedelja, perto de Zagrebe. A mudança para o novo campus da Rimac, que atualmente está sendo construído a um custo de € 200 milhões, está prevista para 2023. Este também será o local da instalação conjunta da P&D da Bugatti Rimac. 2.500 pessoas trabalharão no local de 200.000 m².
Ao mesmo tempo, todos os modelos Bugatti continuarão a ser produzidos na fábrica em Molsheim. Portanto, os cargos neste local estarão seguros em longo prazo. A joint venture Bugatti Rimac começará com cerca de 435 funcionários; cerca de 300 situados em Zagrebe e cerca de 135 em Molsheim. Este posicionamento serve para reter e desenvolver os pontos fortes das atrativas marcas Bugatti e Rimac.

Por Marcus Lauria

error: Conteúdo protegido !!