Recorde de menino super inteligente brasileiro ganha repercussão internacional

Gustavo Saldanha, de 8 anos, acaba de adicionar mais conquistas ao seu extenso currículo. Prodígio musical, já tocando mais de 7 instrumentos, o brasileiro, além de ser o membro mais novo a entrar na Mensa Internacional, associação para pessoas com alto QI, foi também notícia no exterior em países como Portugal e Estados Unidos.

Com um QI de 140, o menino se encaixa no padrão de superdotado e é motivo de orgulho para os pais desde o nascimento. “Gustavo é intenso, 1 ano com ele parecem 10 de tantas realizações que acontecem e ele tem consciência da sua capacidade”, contam. Fã dos Beatles, o pequeno apresentou interesse musical aos 5 anos por conta da banda inglesa e em menos de 1 ano já tinha um repertório que englobava mais de 100 sucessos.

Mesmo com pouca idade, Gustavo passou a se apresentar ao lado de Marco Mallagoli, presidente do Fã Clube Revolution em São Paulo e chegou a mostrar seus talentos em Liverpool, cidade natal dos Beatles. Ao longo dos anos, a paixão pela música só cresceu e, atualmente, a criança já toca guitarra, teclado, bateria, baixo, ukulele e outros instrumentos.

Gustavo mostrou interesse também pela tecnologia, desenvolvendo conhecimentos complexos rapidamente e já consegue instalar sistemas operacionais, transformar a aparência do Windows em Apple e utilizar o complexo sistema dos músicos profissionais, “Logic Pro”, que foi ensinado para ele pelo maestro Anselmo Ubiratan, renomado musicista. Com tantas habilidades, a família procurou a consultoria do neurocientista Dr. Fabiano de Abreu, que também é membro da Mensa, e um dos principais cientistas de inteligência com mais de quarenta artigos científicos publicados sobre o tema. “A interpretação do sucesso funciona de forma diferente. Sua personalidade curiosa e observacional trará uma facilidade maior de compreensão dos fatos”, explica o neurocientista.

Para o Dr. Abreu, Gustavo tem uma longa jornada de sucesso à sua espera. “Se houvesse uma preocupação de “não exposição” de feitos de grandes gênios, o mundo não conheceria Einstein, Ludwig van Beethoven, Leonardo da Vinci e Ayrton Senna.

É preciso dar crédito e estimular a produção científica, artística, esportiva, cada um dentro da sua área, pode chegar ao Nobel e continuar produzindo sem perder a humildade, basta ter o “time” certo como rede de proteção e orientação para a vida”.

Depoimento da Luciane Saldanha, mãe do Gustavo e redes sociais:

O uso que ele faz de eletrônicos é para assistir tutoriais, vídeos de interesse no YouTube, para as questões de sistemas operacionais, da escola online, edição de vídeos que ele também gosta. Quando bebê, por questões de doença na família, foi introduzido o celular e o iPad na vida dele bem precocemente e depois foi retirado. Antes da pandemia ele, no máximo, acessava YouTube pela TV. Vendo o caso do Gustavo, acho que vai na contramão do que é dito, as ferramentas são as mesmas, mas o uso que ele faz é completamente diferente, parece que consegue extrair o que é bom para o desenvolvimento dele. Como no caso de assistir novelas, ao invés de prejudicar ele o tempo na frente da TV durante a pandemia, abriu os horizontes para a diversidade musical, que até então era apenas Beatles que ele gostava…por tudo que vemos, ele não “perde” tempo diante das telas, embora a gente, pessoalmente, prefira evitar sempre que possível qq excesso. Quem acessa sua rede social sou eu.” finaliza.

error: Conteúdo protegido !!