Método de alfabetização utilizado em Mangaratiba se torna referência

Nesta terça-feira (23) a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba, recebeu a visita da Secretária de Educação de Japeri, Caroline Ontiveiros, e de sua equipe técnica, que vieram ao município para conhecer o método de alfabetização e fonoarticulação, Boquinhas. O procedimento, de alta eficiência, é aplicado nas escolas da rede municipal de ensino de Mangaratiba e tem se tornado referência para outras cidades do Estado. Recepcionada pela Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Brena Maia, a equipe de Japeri pode conhecer o prédio e os setores da Secretaria de Educação, a Escola Cecília Ferraz, em Itacuruçá e a aplicabilidade do Método Boquinhas na rede de ensino.

Durante a visita, professores, coordenadores e gestores pedagógicos aproveitam para tirar dúvidas e trocar informações técnicas.”Estamos muito felizes em saber que o método de ensino e alfabetização de Mangaratiba tem se tornado referência para outras cidades do Estado. Tenho certeza que isso é reflexo do trabalho integrado e focado na excelência que desenvolvemos nas escolas de Mangaratiba. Aqui cuidamos dos nossos alunos e investimos na capacitação constante dos nossos profissionais. Juntos, esses dois fatores garantem um ensino de qualidade e aplicação das melhores técnicas de aprendizado nas salas de aula”, destacou a Secretária Brena Maia.
Sobre o Método Boquinhas: O método Boquinhas adota uma abordagem multissensorial. Ele estimula inputs neuropsicológicos que são recrutados, em atividades elaboradas por meio de estimulação das percepções auditivas, visuais, consciência fonológica, análise e síntese, orientações espaço-temporais e outras. Assim, a criança é levada a ler e escrever, em diversos ambientes, e em diversas situações, em sala de aula, no parque ou no refeitório, utilizando todos os recursos de que dispõe. A leitura é a finalização e consequência dos conceitos utilizados, promovendo a aquisição da rota fonológica de maneira simples e rápida. Além disso, o método aumenta o interesse de ler, escrever e pensar num tempo inferior ao que levariam se comparado ao ensino tradicional. Além disso, Boquinhas estimula a criança a lidar com a língua escrita, construção de textos significativos, interpretação, identificação de informações e geração de perguntas.

error: Conteúdo protegido !!