UPAs terão tendas na área externa para atender casos leves de gripe

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Marechal Hermes, Tijuca, Botafogo, além do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, terão tendas para atender casos leves de síndrome gripal. A medida da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é para tentar evitar a lotação dentro das unidades de saúde. A informação é do ‘RJ1’, da TV Globo.
Nos últimos sete dias, o estado do Rio registrou aumento de 400% nos atendimentos de gripe. Análises de testes de RT-PCR feitos Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ) registrou um aumento da taxa de positividade: entre os dias 16 e 22 de novembro, o índice estava em 7%. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o índice subiu para 41%.
Diante do surto de Influenza iniciado na cidade do Rio, cidades populosas da Região Metropolitana já registram aumento. Em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de 200% no número de atendimentos na UPA Pediátrica Dr. Walter Garcia Borges: cerca de 500 crianças estão sendo atendidas por dia no local, que conta com oito pediatras no turno do dia e mais cinco durante a noite. Em outras unidades de atendimento, o aumento chega a 300%. A vacinação está liberada para toda a população.
A Prefeitura de São Gonçalo também se mobiliza para evitar chegada do surto. Além dos 65 postos de saúde que disponibilizam a vacina, outros dez locais que faziam exclusivamente a imunização contra a covid-19 também vão se estender à Influenza.
“A população tem que ter consciência de que todas as vacinas são muito importantes. Não adianta se vacinar contra o coronavírus e não se vacinar contra a gripe. As duas são importantes e podem ser aplicadas no mesmo dia, não há necessidade de intervalo. Por isso, para facilitar os moradores, abrimos a vacinação da gripe em dez pontos que vacinam contra a covid-19. O gonçalense pode sair vacinado com as doses das duas vacinas no mesmo dia”, explicou o secretário de Saúde, Gleison Rocha.

error: Conteúdo protegido !!