Defesa do Consumidor – 27/10

Dicas para não cair em ciladas no WhatsApp
O WhatsApp, além de disponível para celulares e tablets, conta com uma versão web para PC. Através delas, os usuários podem visualizar os recados recebidos e enviados, inclusive, por desconhecidos. Por isso, é preciso estar atento.

Muitos malwares, softwares destinados a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações, podem ser baixados no celular ou computador por meio de um vídeo, foto ou até arquivo de áudio enviado de forma mal intencionada no WhatsApp. Eles costumam utilizar temas polêmicos ou que estejam em destaque na mídia nos últimos dias para chamar a atenção, e disseminar rapidamente vírus oculto. Muitos sites prometem uma versão diferente do WhatsApp, tais como o WhatsApp Plus ou “azul”. Mas esses apps podem ser prejudiciais para o funcionamento do seu aparelho e ainda instalar vírus para roubar seus dados. Com isso, cibercriminosos fazem compras indevidas com cartões de crédito e usam informações pessoais ilegalmente.
Não envie dados pessoais ou bancários. O alerta vale tanto para a versão web quanto para o aplicativo. Dessa forma, você não corre o risco de a informação ser interceptada por terceiros que queriam hackear sua conta.

O WhatsApp oferece diversas configurações de privacidade para manter os usuários mais seguros. É possível limitar quem vê sua foto de perfil, status e última visualização. No app, está disponível um botão bloquear um recado e acusar de spam, logo na tela de mensagem, caso um contato desconhecido envie algo suspeito. Assim, você evita receber links de spam, que podem conter vírus embutidos ou acabar caindo em algum golpe, preenchendo cadastros falsos.
Se alguma loja famosa enviou um cupom de desconto pelo WhatsApp, desconfie. As maiorias das empresas fazem contato por e-mail, telefone ou no próprio site. Caso prefira confirmar, antes de clicar ou abrir qualquer link que possa ser prejudicial, entre em contato com a central de atendimento ao consumidor da loja para tirar a dúvida.

 

Usuários de Iphone com Problema na atualização IOS

Usuários de iPhone continuam tendo problemas — alguns deles graves — ao atualizar o sistema operacional (iOS) em seus aparelhos, o que já vinha acontecendo com a versão 9.0. A versão 9.0.2, lançada pela marca para tentar corrigir falhas da versão anterior, também vem apresentando problemas, desde a lentidão de alguns aplicativos até o desligamento completo dos aparelhos.
A designer de jóias Tatiana Bravo, usuária de um iPhone 4S, ficou com o aparelho travado ao atualizar o sistema operacional no aparelho.
— Logo que a Apple lançou o iOS 9.0.2, comecei a receber alertas que o aparelho não tinha memória. Não conseguia nem fotografar. Apaguei o que pude e liberei mais de 1GB da memória. Assim que comecei a instalar o iOS 9.0.2, a tela ficou branca e a maçã preta, e não respondia a nenhum comando.
Tatiana levou o aparelho à assitência técnica autorizada, no Largo do Machado, onde o problema foi resolvido em uma hora e o iPhone reinicializado. Para isso, no entanto, as fotos e alguns aplicativos seriam apagados, e a designer teve que dar sua autorização para o serviço ser feito. Além, claro, de desembolsar R$ 100 pelo conserto:
— Perdi todas as fotos, inclusive as de trabalho. Quando disseram que iria perder as fotos que estavam no aparelho, não sabia que perderia as da nuvem.
Mesmo sabendo de que perderia as fotos, Tatiana autorizou o serviço, pois queria o aparelho funcionando.
— Me conformo com o que perdi, inclusive na nuvem. Não questionei o que foi apagado da nuvem porque não me recordo quando foi a última vez que a utilizei.
Para quem não quer passar por tal experiência, a designer aconselha que se faça backup, sempre, e anote o que for importante “no velho e bom bloquinho de papel”, além, claro, de imprimir as fotos.
O engenheiro Hudson Alves percebeu, há cerca de uma semana, que o seu iPhone 5S estava com problemas: a bateria estava descarregando muito rapidamente, na hora de acessar alguns aplicativos, o aparelho apagava e o visor mostrava que estava descarregado, apesar de ainda restar carga na bateria. O pior: quando isto acontececia, não conseguia nem desligar o aparelho e reiniciá-lo.
— O aparelho me deixou na mão justamente quando previsava fazer ligações importantes, inclusive de trabalho. Achei que a melhor solução foi fazer um backup dos meus dados e voltar a atualizar o sistema operacional. Ao fazê-lo, na noite de quarta-feira, verifiquei que a Apple havia disponibilizado uma nova versão do iOS, a 9.1. Ontem (quinta-feira), o aparelho funcionou normalmente e não apresentou nenhum problema. A bateria durou o dia todo e consegui acessar todos os aplicativos.
Na opinião da coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, se o serviço de atualização do sistema operacional é obrigatório, e levou ao bloqueio do aparelho, a empresa é responsável, e deve ressarcir em dobro a cobrança indevida, conforme garante o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
— Deve ser feito contato com Apple para solucionar a questão e, se não tiver sucesso, cabe acionar o Juizado Especial Cível (JEC), inclusive, para pleitear perdas e danos morais, referente a fotos e aplicativos perdidos por conta da atualização do sistema operacional — afirma.
Empresa não se responsabiliza por dados
A Apple recomenda que, antes de qualquer atualização de software, seja feito um backup de todas as informações presentes no aparelho. Antes de ir a assistência técnica, também é importante fazer o backup dos dados usando o iCloud ou o iTunes. A fabricante americana admite que não se responsabiliza pela perda de informações durante a prestação de assistência técnica no iPhone e não oferece serviço de transferência de dados.
A empresa ressalta que o serviço agendado pela Apple leva aproximadamente dez dias úteis, a partir da data em que o iPhone é enviado para a empresa. O prazo de entrega pode variar de acordo com a localização onde reside o usuário. Se a cliente agendou o serviço através da Apple, é possível verificar o status da assistência do iPhone a qualquer hora. Mas se o serviço foi agendado através de um Centro de Serviço Autorizado Apple, o cliente pode entrar em contato direto com o centro para obter mais detalhes. O cliente pode ainda marcar um horário nas Apple Stores — VillageMall, no Rio, e Morumbi, em São Paulo —, para fazer uma avaliação de seus dispositivos e entender o que precisa ser reparado. Quanto ao custo, vai depender se o serviço a ser realizado é coberto pela garantia ou não.

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