Avaliação do Volvo XC40 Recharge Pure Electric 2022

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Fonte: www.carpointnews.com.br

A oportunidade que nós jornalistas automotivos temos de poder dirigir vários tipos de carros nos dá a chance de ter experiências incríveis. E uma delas é a de poder conhecer melhor os carros 100% elétricos, podendo usar no dia a dia, e testar toda a sua capacidade oferecida ao usuário desse tipo de carro. Esse ano de 2021 tive a chance de conhecer alguns desses modelos que são vendidos no Brasil entre eles o Mini S E, Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e antes de acabar o ano o tão desejado Volvo XC40 Recharge Pure Electric (estão faltando o BMW i3, Fiat 500e, o Renault Zoe, fora os JACs, BYDs e Audis).

CONFIRA NOSSO VÍDEO: https://youtu.be/aIfngsi4k3M

O Volvo se destaca entre os outros por ser um SUV (carroceria mais desejada entre os compradores de automóveis ultimamente), pelo seu interior caprichado e pela sua autonomia alta. Mesmo que todos os modelos que dirigi sejam de segmentos diferentes, seus preços são próximos, sendo só o Volvo com um valor um pouco acima da oferta de modelos 100% elétricos no Brasil. O XC40 Recharge Pure Electric é o primeiro veículo 100% elétrico da Volvo Cars a estrear mundialmente. O carro, que teve sua pré-venda esgotada em poucos dias é o novo queridinho da marca.

Segundo a marca sueca, o SUV traz tecnologia de ponta com qualidade, trazendo segurança e compromisso da Volvo com a sustentabilidade e o meio ambiente. Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

O XC40 Recharge Pure Electric inaugura em seus modelos o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O o sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.

Já com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Com design bem atual a versão 100% elétrica chega com algumas características que só ela tem, como por exemplo, o No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo. Além desse diferencial, a gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico. O SUV tem linhas bem atraentes e chama a atenção por onde passa, ainda mais na cor vermelha avaliada pelo site.

Na parte externa o destaque fica para a charmosa inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas, com pneus 235/45 R 20 na dianteira e 255/40 R20 na traseira, também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS.

Por dentro, o SUV manteve o layout limpo das outras versões destacando os detalhes que estão por todos os cantos. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade. O espeço interno é bem generoso para quem vai na frente, atrás o espeço é limitado e pode não ser tão confortável para pessoas mais altas. Afinal suas medidas são 4,425 m de comprimento,1,863 m de largura e 1,647 m de altura com entre-eixos de 2,702 m.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço para os que amam viajar, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.è espaço que não acaba mais para levar até cinco pessoas sem problemas. No interior ainda surgem soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.

A praticidade é uma das características do Volvo XC40 Recharge Pure Electric. Para ligar o veículo, a Volvo traz mais uma boa novidade: sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), geram impressionantes 408 hp de potência e 660 N.m de torque.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de mais de 400km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Na estrada a autonomia e cerca de 300 km  – mas o resultado depende de você querer (ou não) usar toda a potência.

Já a performance deste SUV totalmente elétrico pode ser comparada facilmente com a de um carro esportivo. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180km/h.

O Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED. Pensando em segurança, o XC40 Pure Electric possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo. O Volvo XC40 Recharge Pure Electric custa R$ 389.950,00.

*FICHA TÉCNICA:

Motor

            Motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive)

Potência/Torque

            408 cv / 660 N.m

Transmissão

            Automática de 1 marcha com tração integral

Suspensão

            Indep. McPherson (diant.) e multilink (tras.)

Consumo

            –

Roda e Pneus

            Rodas de liga-leve de 20 polegadas e Pneus Pneus: 235/40 R20 (diant.) e 255/40 R20 (tras.)

Freios

            Discos ventilados

Peso

            2.118 kg

Dimensão

            Comprimento: 4,42 metros Largura: 2,03 m com espelhos Altura: 1,65 m Entre-eixos: 2,70 m

Capacidade

            Porta-malas: 413 + 31 litros (capô) = 444 litros

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!