Defesa Civil de Mesquita realiza agenda em Vila Norma

Instruir o cidadão para agir em situações emergenciais é uma pauta sempre reforçada em Mesquita. Então, dando continuidade a essa agenda, a Defesa Civil do município realizou nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, uma palestra de prevenção de incêndio e noções básicas de primeiros socorros. A ação foi uma parceria com uma instituição privada de Mesquita e foi realizada e direcionada aos funcionários de um colégio particular. 

O treinamento foi ministrado pelo diretor Marlon Araújo e pelo coordenador Marcio Araujo, ambos da equipe da Defesa Civil. Contando com uma aula teórica, foram abordados, por exemplo, assuntos como classes de incêndio e triângulo do fogo. “Esses são os primeiros passos para começar a entender as noções básicas e saber qual será o ponto de partida”, frisa Marlon. 

Além disso, foram explicados os tipos de extintores que existem e como cada um deve ser utilizado. No final, os participantes acompanharam uma prática dos conhecimentos ensinados, com a realização de um simulado de incêndio. “Conhecer o objetivo de cada extintor e o seu manuseio são de extrema importância. Entendendo esses princípios, a pessoa saberá conduzir com segurança a situação e amenizar cenários emergenciais” completa Marlon. 

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada, levar esses conhecimentos à população também significa segurança. “Não podemos prever quando estaremos diante de uma situação de emergência, mas tendo em mente essas informações e instruções, poderemos resguardar nossa integridade física até a chegada de um socorro especializado”, destaca Rholmer. Até o ano passado, cerca de 960 pessoas já foram treinadas pela equipe técnica da Defesa Civil de Mesquita.

error: Conteúdo protegido !!