Bola Cheia
Na quarta-feira (28), um problema crônico no bairro de Tomazinho, causador de doenças, principalmente em crianças, foi resolvido pela Prefeitura de São João de Meriti. A megaoperação conjunta de cinco secretarias municipais acabou com um galpão clandestino, que funcionava na Rua Fábrica, à margem da Via Light, onde metais pesados eram queimados.
Bola Murcha
Ontem, por volta das 14h40, no ponto da estação do trem de Comendador Soares, o fiscal-despachante que anota horários dos ônibus da empresa Nossa Senhora da Glória respondeu secamente, com má-vontade, uma indagação sobre itinerários de determinada linha. O rapaz precisa entender que o passageiro é quem paga seu salário e merece tratamento atencioso e esclarecedor.
Mesquita cria o ‘Dia da Pessoa com Nanismo’
Foi aprovado por unanimidade na última terça-feira (28), pela Câmara Municipal de Mesquita, o projeto de lei da vereadora Cris Gêmeas, que institui o “Dia Municipal da Pessoa com Nanismo e da luta contra o preconceito”, no município, a ser comemorado todo dia 25 de outubro. Batizada como “Lei Luiza Vitória”, nome da criança que inspirou a parlamentar. Luiza, de 3 anos (foto, no colo da mãe), tem nanismo diastrófico e é moradora de Mesquita. “A lei é importante, pois tem como objetivo combater o preconceito contra a pessoa com nanismo, conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade, da realização de qualificação profissional dessas pessoas, da inclusão social e da melhoria da sua qualidade de vida, afirmou a vereadora. O Projeto de Lei Nacional de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo, criada pelo Senador Romário, tramita no senado e já foi aprovada em audiência pública no último dia 30 de Setembro em Brasília, com a presença de mais de 150 pessoas, inclusive líderes do segmento. Ao ser sancionada pelo prefeito, Mesquita será a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a criar lei que visa combater o preconceito contra as pessoas com nanismo e a garantia de seus direitos.
Mau exemplo
“O exemplo vem de cima”, ensinavam nossos avós. Uma leitora da coluna, Marina, 45, de Caxias, conta que parou pela terceira vez em uma banca de frutas, cujo vendedor era um jovem de, presumidamente, 16, 17 anos, comprou uma dúzia de bananas deu cinco reais para pagar três e o troco faltava 50 centavos. “Garoto, falta dinheiro aqui e não é a primeira vez que isso acontece. Isso é roubo disfarçado”. “Tia, respondeu o vendedor, se lá em Brasília a galera da gravata mete a mão no bolso da gente, porque eu não posso pegar ‘cinquentinha’ de vez em quando?”. Fecha o pano.
Desocupados
A taxa de desemprego no país voltou a subir no trimestre encerrado em agosto e chegou a 8,7%. O índice é 0,6 ponto percentual superior ao do trimestre terminado em maio (8,1%). Esta foi a maior taxa de desocupação da série histórica iniciada em 2012. Comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior (6,9%), a alta chegou a 1,8 ponto percentual. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desocupados (2)
Segundo a pesquisa, a população desocupada cresceu 7,9%, atingindo 8,8 milhões de pessoas, ou mais 647 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre de março a maio, quando a alta chegou a 29,6% (mais 2 milhões de pessoas, na comparação com igual trimestre de 2014). No trimestre encerrado em agosto, a população ocupada somava 92,1 milhões de pessoas, ficando estável em ambas as comparações. Os dados indicam ainda que o número de empregados com carteira assinada recuou 1,2% (menos 425 mil pessoas), em relação ao trimestre de março a maio, e caiu 3% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação com igual trimestre de 2014.
PT mudou discurso, diz patrono Lula
Ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante fala de mais de uma hora em reunião do diretório nacional do PT, que a mudança de discurso do governo da presidente Dilma Rousseff após as eleições é um dos motivos que faz a atual crise política se arrastar por muito mais tempo. Outro aspecto, acrescentou, é a dificuldade na construção da coalizão política. “Tivemos um problema político sério, porque ganhamos a eleição com um discurso e depois das eleições tivemos que mudar o nosso discurso e fazer aquilo que a gente dizia que não ia fazer”, afirmou. Segundo ele, a construção de uma coalização ampla com vários partidos que, no espectro ideológico são considerados conservadores ou de direita, também contribuiu para prolongar a crise. “É com essa gente que temos que governar”, afirmou o guru dos petistas.
Bolsa Família para
dar e vender
Uma estagiária da Caixa Econômica Federal (CEF) foi apreendida por suspeita de desviar dinheiro do Bolsa Família e de funcionários do banco, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Segundo investigações da Polícia Federal, a jovem transferia o dinheiro dos cartões para a conta de um primo. Com a adolescente, foram encontrados comprovantes de saques, 62 cartões do Bolsa Família e 12 cartões de contas de clientes. A estagiária e o primo de 18 anos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Caruaru, que investiga o caso.
Bolsa Família para
dar e vender (2)
De acordo com o delegado Humberto Pimentel, a fraude foi descoberta após funcionários desconfiarem de saques nas contas da estagiária e do primo dela. “Os funcionários os viram tirando dinheiro. Um dos valores transferido foi de R$ 25 mil. A quantia total do esquema ainda não foi confirmada pela Caixa, que deve realizar um levantamento do dinheiro roubado”, explicou. A adolescente foi ouvida e liberada. Ela deverá prestar novo depoimento ainda esta semana. O primo continua preso e ficará à disposição da Justiça.
Divórcio de
pastores
A Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira oficializou a permissão para que seus pastores possam se divorciar e casar novamente. A decisão foi tomada no momento que a denominação enfrenta denúncias de que teria recebido valores desviados da Petrobras no escândalo de corrupção da empresa. A Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira (CONAMAD) alterou seu estatuto durante assembleia realizada entre os dias 08 e 11 de julho, passando a permitir que os pastores da denominação possam se divorciar.