Cabo da PM cria projeto social em batalhões de Paquetá e Baixada Fluminense

Criado em julho do ano passado na bucólica Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, o projeto social Gigantes de Paquetá, tem ministrado oficinas de esporte e artes para mais de 100 crianças e adolescentes em situação de risco social inscritas. O carro-chefe é o futebol de salão, mas, também são ministradas aulas de capoeira, karatê, inglês e arte. A iniciativa é do Cabo PM Maurelio Nascimento da Silva, de 39 anos, lotado no 5º BPM (Gamboa), morador de Duque de Caxias, que também atua em Paquetá. Agora, a meta é levar o projeto para cidades da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo.

Logo após iniciado, o projeto recebeu apoio do coronel PM Ludogero, comandante do 5º BPM e do DPO da Ilha de Paquetá, que vislumbrou a oportunidade de também implementar a política de proximidade dos policiais militares lotados no DPO da ilha, com as crianças e jovens de 05 a 15 anos, locais. Na região, as atividades são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h, na Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo. Assim como o futebol, as demais atividades são ministradas por parceiros voluntários do projeto.

O projeto disponibiliza uniformes, chuteiras, bolas, apito e troféus. Além de lanches, suco e água. Tudo fruto de doações de moradores de Paquetá. “Mas não em quantidade suficiente para atender a todos os inscritos. Precisamos de apoio com estes itens bem como com a impressão da carteirinha dos participantes (com dados como filiação, endereço, matrícula na rede pública de ensino, dados da carteira de vacinação, etc.), entre outros”, conta Maurélio.

O projeto foi levado para Duque de Caxias em 14 de dezembro passado, no 15º BPM (Centro), todas as terças-feiras, de 14h às 17h, atendendo também a cerca de 100 meninos e meninas entre 10 e 16 anos. Em fevereiro e março vai expandir para outros batalhões da Baixada. “Recebi convite para levar para o 21º BPM (São João de Meriti), 39º (Belford Roxo), 17º (Ilha do Governador) e Jardim Primavera, também em Duque de Caxias.

Nascido e criado em Duque de Caxias, onde mora até hoje, Maurélio foi jogador de futebol profissional, atuando em clubes como o Ferroviário (CE) e estrangeiros, como Desportivo Saprissa (Costa Rica), Antígua FC (Guatemala) e Violete (Haiti).

error: Conteúdo protegido !!