Registros desenterrados em Japeri levam água para cerca de 13 mil pessoas

Atuação da Águas do Rio melhora o abastecimento que foi prejudicado por mais de uma década – Agentes de saneamento da Águas do Rio localizaram quatro registros de água enterrados há mais de uma década em Japeri. A descoberta aconteceu durante uma vistoria operacional, realizada pela equipe que atende o município.

Os registros fazem parte do sistema de distribuição de água que abastece os bairros do Centro e de Nova Belém, onde vivem aproximadamente 13 mil pessoas. A desobstrução possibilitou a entrega da água em maior volume e agora, as residências recebem água regularmente.

A coordenadora Operacional, Tauana da Rosa, conta que a descoberta “vale ouro”! “Nós não fazíamos ideia da existência desses registros enterrados e acreditamos que podemos descobrir outros. Foi como encontrar verdadeiros tesouros escondidos, pois ao invés de termos que construir novas redes para abastecer a população, achamos uma pronta para levar água para os bairros do Centro e Nova Belém de forma muito mais rápida. Agora, estamos trabalhando na melhoria desse sistema. É gratificante proporcionar a chegada do abastecimento para todos os clientes”, comenta Tauana.

E a população já sente os benefícios como a comerciante, Elaine da Silva, moradora do bairro Nova Belém há 16 anos. “Todo mundo percebeu a melhora no fornecimento. Antes, acordávamos cedo todos os dias para correr atrás de água e abastecer a cisterna. Tenho uma loja aqui no bairro e ficar com a torneira seca prejudicou o meu trabalho por muitos anos. Agora, a água chega de forma constante, e muitas pessoas comentam que sentiram a diferença, assim como eu”, comemora.

Para o diretor-superintendente da concessionária na Baixada, Luiz Fabbriani, relatos como esse mostram que a empresa está no caminho certo. “Muitos moradores resolviam os problemas de abastecimento por conta própria. Nossa equipe está trabalhando com garra e organização para que relatos assim, passem a ser ouvidos com mais frequência. Saneamento é dignidade, cidadania e saúde. O nosso trabalho é possibilitar que a população da Baixada Fluminense seja mais feliz com a água”, completa Fabbriani.

O município também foi beneficiado com as obras dos primeiros 100 dias de atuação da Águas do Rio. O bairro Nova Belém recebeu a implantação de mais de 282 metros de extensão de rede, que passaram a levar água para dois mil moradores da Rua Isaac e adjacentes. “Sou morador de Japeri desde que nasci e me sinto orgulhoso em poder trabalhar em uma empresa que tem transformado a vida de tanta gente, inclusive a da minha família. Ficamos anos sem ter acesso à água e agora estamos vivendo com mais conforto”, relata Giovane Souza, agente de saneamento, que atuou na desobstrução dos registros enterrados na cidade.

error: Conteúdo protegido !!