Avaliação do Fiat Mobi 1.0 Trekking 2022

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Fonte: www.carpointnews.com.br

“Jeitosinho e bonitinho”, essa foi a frase que mais ouvi das pessoas que conversei durante teste de uma semana do Fiat Mobi Trekking. O compacto da marca italiana apesar de ser pequeno tem seu charme e suas qualidades e muito econômico. Isso pode ser comprovado na avaliação que teve até uma viagem até a Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

O Fiat Mobi chegou à linha 2021/22 com muitas novidades entre elas se alinhar na nova era da marca, chegando ao movimento de Rebranding, onde o modelo recebeu o Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal, que conferem nova personalidade ao veículo. Com mais de 215 mil unidades vendidas desde seu lançamento a novidade fica por conta da nova versão “aventureira” Trekking, que avaliei. Ela se junta às configurações Easy e Like.

O Mobi recebeu alguns retoques como novos para-choques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas calotas para a versão Like. O pequenino modelo também teve uma maior altura livre do solo entre os eixos, agora em 190 mm, e o maior ângulo de entrada da categoria, com 24º, permitindo a ele transpor com facilidade obstáculos como valetas, lombadas e buracos que o asfalto ruim das grandes cidades apresenta.

A configuração topo de linha Trekking que rodei oferece o melhor pacote existente na gama, como barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente, teto bicolor com logo alusivo à versão e adesivo no capô, calotas escurecidas com desenho exclusivo ou rodas de liga leve de 14 polegadas (caso do avaliado), retrovisores com pintura “black piano”, faixas laterais e maçanetas pintadas na cor do veículo, novos tecidos exclusivos com costura laranja e novo adesivo na tampa traseira e nova identificação da versão.

Com foco na praticidade, o modelo facilita a entrada e a saída de passageiros pelo grande ângulo de abertura das portas traseiras (75 graus). A facilidade de acesso é complementada pelo amplo vão de entrada, tanto na frente como atrás. E uma vez acomodado, lugares para espalhar pequenos objetos não faltam: no console central e nas portas dianteiras, com opções de porta-óculos acima da porta do motorista e até console de teto com espelho (convexo) auxiliar. Só fica devendo no porta-malas, que é bem pequeno (215 litros)m fato esse que dificultou para colocar a bagagem de todos os ocupantes (5, sendo uma criança de 3 anos) do carro em uma viagem de 144 km até São Pedro da Aldeia, pela Via Lagos.

Com a nova geração da central multimídia, o Mobi passa a oferecer o sistema de infoentretenimento mais moderno e atualizado. O UConnect 7” equipa as picapes Toro e Nova Strada, colocando assim o subcompacto um nível acima dos concorrentes em conectividade. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos importantes como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless), e pode parear dois smartphones. Desenvolvido no país, a central é intuitiva, funcional e amigável, que oferece as funções: Navegação via Waze e Google Maps; Música (Streaming | MP3); Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo e Integração com calendário.

A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros. A central multimídia é um equipamento opcional nas versões Like e Trekking. O pacote acrescenta quatro alto-falantes e dois tweeters, além de volante multifuncional.

A configuração Trekking traz outros dois pacotes de opcionais: Style com rodas de liga leve de 14” e faróis de neblina; e One com espelhos retrovisores elétricos com função tilt down, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, além de abertura interna da tampa de combustível.

Com apenas 907 kg, é um dos carros mais leves do Brasil, o que traz benefícios tanto na economia de combustível como no desempenho. Como resultado, o veículo se mostra fácil de estacionar e manobrar, além de ágil no trânsito, atributos que agradam muito o consumidor. Na prática, o compacto da Fiat é bom de guiar e ideal para trafegar nos grandes centros urbanos, sendo referência em dirigibilidade. Em uma viagem de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Pedro D‘Aldeia na Região dos Lagos, foi possível completar os 288 km com apenas 2/4 de gasolina com uma média de 14 km/l na estrada com 5 passageiros mais bagagem. Ao todo rodamos mais de 400 km com o Mobi com um tanque de gasolina com trajeto misto cidade/estrada.

O Fiat Mobi também é eficiente para o bolso do consumidor. Esse é um dos pontos altos do motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência a 6.250 rpm (com etanol). Além de silencioso, o propulsor tem selo A no INMETRO. Na linha 2021, o Fiat Mobi tem preço público sugerido de R$ 38.990 (Easy), R$ 46.490 (Like) e R$ 47.390 (Trekking). Apesar de não parecer, o propulsor do Mobi dá conta do recado, conseguimos boa velocidade de cruzeiro na estrada, mantendo a média permitida e na cidade o compacto da Fiat só pestanejou nas subidas mais íngremes, onde foi preciso reduzir mais marchas e acelerar mais forte para manter a aceleração. O Mobi também se revelou um ótimo modelo para fazer curvas, deixando o motorista bem à vontade para entrar sem medo mesmo em curvas mais fechadas. A suspensão apesar de macia trouxe muita segurança para todos à bordo. Enfim, o Mobi é um ótimo carro para um casal sem filhos e que goste de viajar sem gastar muito combustível e com a certeza que terá uma boa companhia na estrada.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            75       73

Torque (kgf.m)         9,9      9,5

Velocidade Máxima (km/h)           154     161

Tempo 0-100 (s)      13,4    N/D

Consumo cidade (km/l)      8,7      12,6

Consumo estrada (km/l)    9,7      14,2

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.542

Largura (mm)           1.685

Comprimento (mm)             3.566

Peso (Kg)      940

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.305

Porta-Malas (L)        215

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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