
Foto: Flavio Jacomo
Não é sempre que o sucesso vem de forma fácil. Em muitos casos, é necessária uma boa dose de esforço e persistência, após algumas tentativas fracassadas. A experiência vivida pelo jovem japeriense Jonathan Rabelo, morador de Nova Belém, não foi diferente. A criança que sempre gostou de cozinhar e inventar coisas na cozinha se transformou em um homem, e acabou se dando bem na vida devido à sua determinação.
Inspirado pela frase de Wiston Churchill, “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”, o chefe de cozinha vem colhendo bons frutos e já conta com algumas conquistas no currículo. Após ser aprovado no processo seletivo para um curso profissionalizante em cozinha da ONG Gastromotiva, Jonathan foi convidado a estagiar como assistente de coordenação e, em pouco tempo, foi efetivado na função.
“Na verdade, eu tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas isso não deu muito certo. Fiquei muito perdido, pensando nas possibilidades que tinha para o futuro. Como já gostava de cozinhar, decidi trabalhar em um restaurante para ver como funcionava. Nesse período, tive contato com as funções da cozinha e gostei muito dessa experiência. Até recebi outras propostas de emprego, mas optei por trabalhar como assistente da ONG, pois eu queria ajudar a mudar a vida de outras pessoas da mesma forma que a minha estava sendo mudada. A partir daí, escolhi seguir por esse caminho e não me arrependo”, disse Jonathan Rabelo.
A Organização oferece a oportunidade de cada participante utilizar o potencial que há dentro de si, assim como, cobra a responsabilidade da gastronomia como um agente capaz de conectar pessoas e desenvolver ações. Através dos cursos oferecidos aos jovens talentos, os alunos conhecem a teoria e a prática da gastronomia, valorizando sempre o profissional de cozinha. Na organização, todos aprendem a trabalhar e cozinhar em grupo, desenvolvendo também um trabalho de ação nas comunidades, aonde são incentivados a replicar o que aprendem no curso em suas comunidades, nos estabelecimentos que os empregam e nas universidades que frequentam.
Sonho por voos mais altos
Para o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, casos como o do chefe de cozinha servem de exemplo para aqueles que têm um sonho. “Fico orgulhoso de acompanhar a história do Jonathan, que mesmo sendo de uma família humilde, superou os obstáculos na vida. Ele tentou conseguir várias vezes uma bolsa de estudos para fazer a faculdade de Gastronomia, e agora isso é uma realidade. Além disso, está se destacando no mercado de trabalho. O nosso Governo de Trabalho apoia e visa melhorar a oferta de empregos para a população no nosso município, para que pessoas como o Jonathan possam trabalhar mais perto de casa?”, afirmou Timor.
Hoje, Jonathan Rabelo de Andrade se divide entre o trabalho de assistente do curso da Gastromotiva e a faculdade de Gastronomia. Antes descrente em seu potencial e na realização de seus sonhos, agora Jonathan é só confiança. “O meu maior sonho é ter meu próprio restaurante, ser bem-sucedido e poder viajar por todos os cantos levando os meus conhecimentos gastronômicos”, finalizou. E ninguém duvida que o jovem possa ir cada vez mais longe.