Bola Cheia
Atitude do prefeito Nelson Bornier em cancelar os desfiles das escolas de samba em Nova Iguaçu teve repercussão positiva nas comunidades, embora o sambista aguarde o ano todo para mostrar sua arte na avenida. Seria uma incongruência daquelas, a municipalidade enfrentar dificuldades para desenvolver programas essenciais e pagar subvenção de carnaval.
Bola Murcha
Pegou mal para os petistas de Nova Iguaçu a repercussão da notícia de que a família Miquelotti está no prejuízo de 15 mil reais, depois de um ‘ônibus pirata’ invadir o quarto da casa que moram no Centro. O veículo foi alugado e transportou pessoas para a festa de lançamento da pré-candidatura a prefeito do vereador Carlos Ferreira (PT), no luxuoso Hotel Mercure, em 1º de outubro.
Roda Cultural QDN Rap agita galera de Austin
Com o slogan ‘Eu quero o melhor pra Austin’, o projeto Roda Cultural QDN Rap Nitsua, que acontece toda sexta-feira a partir das 17h, na quadra da praça de Austin, com o objetivo de levar um pouco de cultura para o bairro de Nova Iguaçu, tem crescido a cada semana reunindo cada vez mais jovens neste ponto de cultura da Baixada Fluminense. Em média 300 jovens se reúnem no local. Na praça acontecem manifestações culturais como Hip Hop, Skateboard, Break Dance, Batalha de Rima, Cypher, BMX, entre outras.
O projeto existe há dois anos e nos últimos seis meses não para de crescer. Um dos motivos desse crescimento, além é claro, da garra e determinação da galera, foi um reforço que chegou no grupo, o líder comunitário Edson Pereira, mais conhecido como Edinho de Austin (agachado na foto), que resolveu apadrinhar o projeto e dar o suporte necessário para a realização do evento, que tem sido muito recomendado em diversas partes do município de Nova Iguaçu.
“Nosso foco principal é dar opções gratuitas de diversão aos jovens, com o objetivo de mantê-los fora do crime e das drogas. Para mim, é uma satisfação poder contribuir com este projeto que oferece não somente diversão, mas também cidadania. Esta praça estava abandonada, mas graças a Deus conseguimos revitalizá-la para realização deste evento lindo. Nunca medirei esforços para ajudar essa galera do bem”, disse Edinho.
A conscientização e solidariedade, também são características presentes na iniciativa, pois no evento são recolhidos alimentos não perecíveis para doação em creches e demais instituições de caridade da localidade. Só na última sexta-feira, quando a atração principal da noite foi o MC Daniel Shadow, foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos. Quem quiser contribuir ou obter maiores informações sobre o projeto deve ligar para 96424-2708 ou acessar: www.facebook.com/qdnrap.nitsua
Justiça Itinerante
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realiza no sábado (7) o evento-piloto do novo posto de atendimento do programa Justiça Itinerante, em Japeri. O evento será na Praça Olavo Bilac, Rua Engenheiro Pedreira, das 9h às 15h. No programa, magistrados, servidores e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública prestarão serviços voltados ao Direito da Família (divórcio, conversão de união estável em casamento, ação de alimentos, reconhecimento de paternidade, etc.).
Justiça Itinerante (2)
Atividades competentes aos Juizados Especiais Cíveis e de erradicação do sub-registro também estão entre as ações. O Justiça Itinerante foi criado com o objetivo de facilitar o acesso de cidadãos aos serviços públicos, fomentar a cidadania e modernizar a prestação jurisdicional. O atendimento é feito de maneira regular e segue uma agenda previamente estabelecida e divulgada. Através de convênios entre o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ) e os munícipios atendidos, mais de 19 postos estão em funcionamento em todo o estado.
Pica à noite
Mosquito da dengue evoluiu rápido ao ambiente das cidades e transmite doenças no período noturno ao lado dos parceiros chupa-sangue, os conhecidos pernilongos.
Ao estudar 20 gerações de uma única população de Aedes aegypti na capital de São Paulo, um grupo do Instituto Butantan observou altas taxas de variabilidade genética, o que contribui para a adaptação do mosquito a fatores adversos, entre eles, atacar ‘pernas de humanos’, pela manhã e durante a noite.
Câmara de Caxias
A coluna recebeu da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias o seguinte: a Casa Legislativa duquecaxiense repercutiu mais uma vez, durante a sessão de terça-feira (3), a aprovação da lei que obriga empresas a contratarem, pelo menos, 70% de mão de obra local. O vereador Moa (PT) lembrou que essa era uma luta antiga do seu mandato. “Brigamos muito para que isso acontecesse e agora a lei existe para assegurar os trabalhadores.” “A lei existe, mas as empresas precisam ser fiscalizadas para que seja cumprida”, ressaltou o vereador Boquinha (PDT).
Câmara de Caxias (2)
Destacando a iniciativa da formação de uma comissão fiscalizadora, o vereador Nivan (PDT) acredita que a Cidade será sim beneficiada. “Essa comissão visitaria as empresas para fiscalizar se estão cumprindo a determinação. Isso pode contribuir muito com os trabalhadores.” Na mesma sessão, o vereador Thiago Barreto (PROS), que preside a Comissão de Transportes da Câmara, requereu verbalmente à Presidência a realização de uma audiência pública para debater o transporte público coletivo da Cidade.
Câmara de Caxias (3)
“Peço o envolvimento de toda a Câmara Municipal para a realização deste evento, que poderá acontecer na primeira semana de dezembro.” O presidente Eduardo Moreira (PT) solicitou ao colega que oficialize o requerimento para que possa dar andamento ao processo. “A mesa diretora aguardará o documento para os trâmites administrativos.” Pelo visto, os passageiros de Caxias também sofrem com a falta de conservação dos veículos e a falta de respeito com os usuários.