Mesquita convoca novos grupos na vacinação contra a gripe

A partir de agora, já se imunizam as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente de todas as faixas etárias, os caminhoneiros, trabalhadores portuários e outros profissionais – Em Mesquita, além das pessoas já convocadas, novos grupos prioritários podem procurar uma unidade de Atenção Básica em Saúde para se imunizar contra a gripe. Isso inclui as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente de todas as faixas etárias, os caminhoneiros e profissionais portuários, assim como os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, também poderão receber a dose os povos indígenas, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, professores do ensino básico e superior, e, também, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Fora isso, já haviam sido convocadas as pessoas a partir de 60 anos; as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias; e as gestantes e puérperas. “No geral, são muitos públicos. Mas, agora, toda a população-alvo da campanha já está convocada”, ressalta Sabrina Louroza, coordenadora de imunização de Mesquita, que frisa a importância de estar em dia com as vacinas.

Quando as pessoas dizem que se vacinar é uma das formas de salvar vidas, elas não estão erradas. Fortalecer o sistema imunológico é essencial para evitar sintomas graves e riscos maiores de saúde, além de ser um grande passo para combater a disseminação do vírus”, explica.

Vale lembrar que a imunização infantil acontece em novo esquema. As crianças que estiverem tomando a vacina pela primeira vez seguirão um esquema vacinal de duas doses, com intervalos de 30 dias entre elas.

Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades de saúde do município com o CPF ou o cartão do SUS em mãos. No caso das crianças, é indispensável levar o cartão de vacinação.

Dia D de Vacinação

No próximo sábado, dia 4 de junho, Mesquita terá o Dia D de Vacinação contra a gripe e o sarampo. Os públicos-alvo para a imunização contra a gripe são os mesmos dos listados acima. Já contra o sarampo, a campanha é direcionada às crianças a partir de 6 meses até as menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias. A ação acontecerá das 8h às 17h, também em todas as unidades de Atenção Básica da cidade.

Locais

Os grupos convocados, tanto para a vacinação contra a gripe quanto para a ação do Dia D, podem escolher entre 12 opções de locais para se dirigir. Confira abaixo a lista de unidades:

  • Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha.
  • Clínica da Família Dr. Jorge Campos – Avenida Brasil s/nº, Coreia.
  • Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº, Jacutinga.
  • Centro de Vigilância em Saúde Paraná – Rua Paraná 557, Centro
  • Clínica da Família Edson Passos – Avenida Castelo Banco s/nº, Edson Passos.
  • Clínica da Família Walter Borges – Rua Inácio Serra s/nº, Chatuba.
  • UBS Vila Norma – Rua Célio de Azevedo 219, Vila Norma.
  • Clínica da Família França Leite – Rua Coronel França Leite 732, Chatuba.
  • UBS Banco de Areia – Rua Bicuíba 418, Banco de Areia.
  • Clínica da Família Juscelino – Avenida Getúlio de Moura 3.120, Juscelino.
  • ESF Maria Cristina – Rua Hermelinda 190, Rocha Sobrinho.
  • Clínica da Família Cosmorama – Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, Cosmorama.
error: Conteúdo protegido !!